Internacional Titulo
Vioxx teria causado 27.785 infartos ou mortes nos EUA
Da AFP
03/11/2004 | 20:01
Compartilhar notícia


O uso do antiinflamatório Vioxx, retirado do mercado mundial em setembro, teria provocado nos Estados Unidos 27.785 infartos do miocárdio ou mortes por crise cardíaca entre 1999 e 2003. O dado foi divulgado pela FDA (Food and Drug Administration), organismo encarregado do controle de produtos farmacêuticos no país.

Cinqüenta e três por cento dessas mortes podem ter sido causadas pela ingestão de doses normais do Vioxx, que teriam sido evitadas com o uso do Celebrex, o antiinflamatório da Pfizer, de acordo com o estudo comparativo que o médico David J. Graham realizou para a FDA.

A ingestão de uma dose padrão de Vioxx, dos laboratórios Merck, aumentaria os riscos cardíacos na ordem de 1,5. Já a ingestão de fortes doses elevaria em 3,7 vezes, mostra o estudo conduzido entre 1999 e 2001 em pacientes de 18 a 84 anos.

Entre 1999 e 2003, foram feitas cerca de 92,7 milhões de prescrições de Vioxx nos Estados Unidos, das quais 17,6% eram de doses fortes, superiores a 25 miligramas ao dia.

Por isso, "a utilização de fortes doses de rofexocib (Vioxx) deveria ser abandonada e as pequenas doses não deveriam ser utilizadas por médicos e seus pacientes", adverte o doutor Graham.

"Se as pequenas doses seguem no mercado, os médicos e pacientes deveriam compreender que o risco de infarto do miocárdio e de morte por crise cardíaca aumenta consideravelmente e que existem alternativas de menor risco", acrescenta.

O grupo farmacêutico Merck, com sede nos Estados Unidos, anunciou no dia 30 de setembro a retirada do Vioxx em todo o mundo, depois da publicação de uma série de investigações que apontavam que, depois de 18 meses de uso contínuo, podia provocar complicações cardiovasculares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;