Internacional Titulo
Gabinete de Sharon terá mais mulheres que governos anteriores
Das Agências
07/03/2001 | 13:58
Compartilhar notícia


O Governo de Ariel Sharon contará com mais mulheres do que seus antecessores, começando pela filha de Yitzhak Rabin, Dalia, no cargo de vice-ministra da Defesa, e Limor Livnat, considerada por muitos uma verdadeira Margareth Thatcher israelense.

As feministas israelenses indicaram, no entanto, que a concessão de três pastas a três mulheres e a escolha de uma quarta para um cargo de vice-ministra, fatos em si positivos, continua sendo algo insuficiente dentro da coalizão formada por oito partidos e um Governo composto por 26 ministros, e entre 12 e 15 vice-ministros.

Limor Livnat, de 49 anos, apelidada de "Dama de ferro" do Likud, o partido de Sharon, será ministra da Educação, depois de ter sido única ministra no Governo do conservador Benjamin Netanyahu, de 1996 a 1999, onde ocupou a pasta da Comunicação.

A trabalhista Dalia Itzik, de 48 anos, atual ministra do Meio Ambiente, terá a pasta do Comércio e da Indústria e a advogada Tzippi Livny, uma das dirigentes do Likud, também ar. Por sua parte, Dalia Rabin Philosof, de 50 anos, filha do primeiro-ministro trabalhista Yitzhak Rabin - assassinado em 4 de novembro de 1995, em Tel Aviv, por um ultradireitista - será vice-ministra da Defesa.

Apenas oito mulheres foram até agora ministras em Israel, uma das quais Golda Meir, que dirigiu o Governo de 1969 a 1974.

Segundo um informe de Hazan, as mulheres constituem em média entre 7 e 9% dos deputados, apesar do atual parlamento contar com 15 mulheres em 120 cadeiras, ou seja, 12,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;