Internacional Titulo
Cérebro humano é otimista por natureza
Da AFP
24/10/2007 | 19:52
Compartilhar notícia


Uma equipe de cientistas afirmou na edição desta quinta-feira da revista britânica Nature que o cérebro humano antecipa os acontecimentos com um otimismo incorrigível e que em muitas ocasiões carece de fundamento, apesar de contribuir positivamente para a saúde.

Através de ressonâncias magnéticas, os pesquisadores foram capazes de demonstrar que duas zonas do cérebro - o córtex cingular anterior e as amídalas - se mostravam mais ativas quando alguém lembra um fato positivo do que um negativo do passado, ou quando antecipa um futuro feliz, no lugar de um triste.

Tali Sharot e sua equipe pediram a sete homens e a oito mulheres, com idade compreendida entre 18 e 36 anos, que pensassem em acontecimentos de seu passado, e que depois imaginassem seu futuro durante 14 segundos.

Os psicólogos e neurologistas partiram da premissa de que "uma ilusão moderadamente otimista pode estimular uma adaptação do comportamento para se alcançar um objetivo, e está associada à saúde física e mental".

Depois de ter analisado as imagens transmitidas pelos 15 cérebros examinados, os cientistas chegaram à conclusão de que "sem dúvida, a amídala está envolvida na antecipação seletiva de acontecimentos emocionais futuros, em vez de servir de forma geral a conceber o futuro".

Os autores do estudo consideram que seus resultados "poderiam permitir esclarecer os mecanismos que regem a depressão", uma vez que as zonas cerebrais ativadas pelo otimismo também reagiram em caso de depressão.

A pesquisa "estabelece pela primeira vez uma correlação entre os pensamentos otimistas e pessimistas e a atividade de algumas regiões do cérebro", reconheceu o professor de neurofisiologia Marcello Costa, da universidade australiana de Flinders.

Mas seu alcance, em seu entender, é limitado, levando-se em consideração que "não nos ensinam nada sobre os mecanismos neurais que vinculam o aumento da atividade cerebral a um estado mental". Segundo o professor Costa, até que se prove o contrário, um cérebro mais ativo não garante o otimismo e também não pode afirmar que o pessimismo seja uma conseqüência direta de uma lentidão cerebral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;