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Santo André articula para reabrir estação

Acordo com a CPTM prevê que cidade execute projetos básico e executivo para a parada Pirelli

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
02/08/2018 | 07:00
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Celso Luiz/DGABC


Depois de um ano e quatro meses de negociações intensas, finalmente, a Prefeitura de Santo André e a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) sinalizaram, nesta semana, acordo prévio para reativação da antiga Estação Pirelli. O convênio, que ainda depende de assinatura, prevê parceria para que o município execute os projetos básico e executivo da nova parada, com análise, informações e acompanhamento da companhia estadual em todo o processo. 

Embora não haja prazos para que o convênio seja firmado, trata-se da primeira ação concreta desde o ano passado para que a parada ferroviária, desativada desde 2006, volte a funcionar com suporte financeiro do Estado e do município. 

Se o cronograma inicial for cumprido, a previsão da gestão chefiada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) é a de que ainda neste ano a Prefeitura de Santo André oficialize o lançamento de uma PPP (Parceria Público-Privada) para tirar o projeto do papel.

Segundo a Prefeitura de Santo André, no momento o município aguarda somente a aprovação da minuta do convênio com a CPTM, retomada no mês passado, para dar seguimento nos trâmites e posterior assinatura do acordo.

Paralelo a esse processo, a administração já realiza reuniões com empresas que ficam no entorno da possível localização da estação, na Vila Homero Thon. Esses executivos estariam, inclusive, sendo preparados para participar da PPP. 

O projeto, segundo o Paço andreense, segue um modelo tripartite, uma vez que contaria com recursos oriundos da Prefeitura de Santo André, do Estado de São Paulo e da iniciativa privada

“Depois de assinado o convênio, a Prefeitura vai publicar a PPP e receberá as manifestações dos interessados em participar. A CPTM irá fornecer o projeto existente, que será analisado pelos interessados e pelo município, resultando no projeto final, que será implantado em fases, com aprovação da companhia”.

A projeção inicial é a de que a parada receba demanda diária de até 40 mil passageiros. Atualmente, a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, a mais utilizada na região, registra 58 mil usuários ao dia.

IMBRÓGLIO

Em outubro de 2013, o ex-governador e atual candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), chegou a prometer a abertura de mais uma estação na Linha 10–Turquesa. 

Inicialmente, quando foi feito o anúncio, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura da Estação Pirelli. No entanto, após estudos, chegou-se à conclusão de que o procedimento seria inviável. O projeto acabou sendo engavetado.

Antes mesmo de ser desativada, a Estação Pirelli já era vista dentro da Prefeitura de Santo André como possível fonte de geração de renda e emprego para o município. Em 1997, o então prefeito Celso Daniel (PT) anunciou o projeto Cidade Pirelli.

Nele, o petista previa a transformação da área no entorno da empresa em centro de compras e entretenimento, blocos comerciais, centro de convenções e cinema. Até mesmo hotel e casa de espetáculos eram previstos. Passados 20 anos, parte dessas ações foi efetivada no governo Aidan Ravin (ex-PTB, atual Podemos), com exceção da sonhada reforma da parada ferroviária.




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