Palavra do Leitor Titulo Artigo
Duas mostras para o Sul
Do Diário do Grande ABC
31/07/2018 | 15:31
Compartilhar notícia


Artigo

O mapa invertido da América do Sul é um desenho de Joaquín Torres-García, pintor, desenhista, escultor e escritor uruguaio. A valorização da Cultura sul-americana é uma das traduções possíveis e evidentes do mapa: ‘Nosso Norte é nosso Sul, dizia ele. As mostras internacionais de vídeo e de arte postal promovidas pela Secretaria de Cultura de Santo André, em parceria com a Unidade Temática Cultura da Rede Mercocidades, dialogam com Torres-García, valorizando e promovendo a expressão de artistas, mas principalmente do cidadão comum do Sul. Por isso, não são mostras abertas apenas para profissionais: o vídeo pode ser feito em qualquer suporte, simples ou sofisticado; os postais, ora, os postais são cartões com mensagens escritas e visuais... As técnicas para inscrição em ambas as mostras são absolutamente livres. Quem nunca gravou um vídeo com o celular? Quem nunca enviou um postal? Quem nunca contou uma história?

Uma mostra para o papel e uma mostra para a tela. Imagens-linguagens impressas e imagens-linguagens audiovisuais: dois símbolos de profundas transformações da humanidade, de ‘descentramento’ dos indivíduos e do mundo, de alterações de percepção, de transformação cultural. O tema Eu no Mundo, o Mundo em Mim quer saber o que acontece no Sul em tempos em que o Sul é também o Norte, o Leste e o Oeste; em tempos nos quais mantemos nossos traços identitários, mas também conhecemos e absorvemos traços de outras culturas e identidades expressados em modos de falar, de cozinhar, nas manifestações artísticas, enfim, em modos de viver.

O contato e a interação entre distintas culturas sempre existiram, mas agora se intensificaram de tal forma que tocam pessoas e coletivos em maior velocidade e profundidade. Ondas migratórias, viagens e tecnologias da informação ampliaram os intercâmbios culturais e as reverberações estão de alguma forma em nosso cotidiano. Vivemos em tempos em que os diálogos interculturais e o reconhecimento e valorização da diversidade cultural são mais do que necessários.

O propósito da Mostra Internacional de Vídeo e da Mostra Internacional de Arte Postal de Santo André é a reflexão sobre as culturas e sobre seus cruzamentos e diálogos. Como os atuais contextos em que os indivíduos interagem podem valorizar e enriquecer a diversidade cultural? Como ocorrem os diálogos entre os distintos povos? Como essas questões podem ser traduzidas em imagens-linguagens com ou sem movimento?

Tem algo a contar? Inscreva-se em http:///bit.ly/mostramercocidades (Mostra de Vídeo) e/ou em http://bit.ly/artepostal2018 (Mostra de Arte Postal).

Simone Zárate é secretária de Cultura de Santo André. Gabriel Guedes Rapassi é diretor de Cultura de Santo André.

Palavra do leitor

Fígado x cérebro
Pensar ‘com fígado’ significa deixar a emoção se sobrepor à razão. A frase do saudoso doutor Ulysses Guimarães que diz ‘não se pode fazer política com o fígado’ parece que foi esquecida da grande massa de usuários das redes sociais que defendem irracionalmente seus candidatos. Esse ódio destilado contra seus oponentes nos mostra que a emoção está superando a razão, ficando a impressão de que fígado e cérebro trocaram de lugar. Nunca é demais lembrar que o Brasil está acima dessas picuinhas e paixões partidárias e que o futuro da Nação depende de nosso voto consciente nas próximas eleições.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Radar móvel
Senhor diretor do departamento de trânsito de Santo André, gostaria de ter melhor esclarecimento até para evitar conclusões precipitadas: é permitida a instalação de radar móvel nas vias públicas da cidade? Ao que eu saiba não é mais permitido. É lei! Por que, então, foi colocado radar móvel domingo, às 9h, na Avenida dos Estados, sentido Centro-bairro, logo após o Viaduto Cassaquera, próximo à Avenida Presidente Costa e Silva? O funcionário estava sem crachá! Ali ainda é Santo André? Ou já é Mauá? Eu e o povo queremos saber. Com a palavra a Prefeitura.
Edson Campelo
Santo André

Vai cair!
Se o Santos corria riscos de queda à Série B do Brasileiro, agora, com a contratação do técnico Cuca, aumenta demais essa possibilidade. É péssimo treinador!
Lucas Gustavo Braz
Santos (SP)

Aborto
O processo de descriminalização do aborto e outras questões atuais (uso da maconha, por exemplo) são lutas de muitos anos, cujo processo fez inúmeras vítimas. Alguns devem se curvar à cultura de todo povo ou todo povo deverá se submeter às escolhas de alguns? Na luta pela democracia também é assim, mas os mortos são chamados de mártires porque lutaram por algo bom para todos, enquanto nas lutas atuais morrem os que fazem má escolha à sua própria vida. ‘Em terra de desmiolados, quem não tem caráter acha que é super-herói e pode tudo’. Em nome de maior liberdade, o homem se esquece de que, com ela, vem também muita responsabilidade.
Márcia Perecin
São Bernardo

Cadê o rato?
De uns tempos para cá, o ministro Gilmar Mendes, do STF, tornou-se o centro das atenções pela forma com que decide questões de interesse geral. Isso é visto pela quantidade de habeas corpus liberados em favor de réus ou investigados por crimes de ordem pública. Parecem ser eles amigos de infância de Gilmar, quando um acobertava a travessura do outro. Quando menos se espera, o ministro toma a frente de um navio pirata, onde o poder e a experiência do marujo fazem a embarcação seguir contra a tempestade. Maré alta, maré baixa. Horizonte incerto. Anos e anos de cadeira deram ao velho sábio visão particular do cenário político atual. Possui jeito incomum de lidar com os problemas, na maioria dos casos que passam por suas mãos. O rato roeu a roupa do rei de Roma. A roupa, nesse caso, é a máquina pública, toda roída. O rei é a soberania popular. Roma é o País. E o tal rato?
Thiago Valeriano Braga
Capital

Sem testes
Reclamo da decisão da direção do supermercado Extra, no Shopping Litoral Plaza, em Praia Grande, Litoral paulista, de extinguir o departamento que fazia testes em produtos eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, jogos, artigos para esporte, além de itens semelhantes, antes de o consumidor fechar a compra. Segundo a informação de uma das vendedoras, o estabelecimento fechou o departamento por ‘medida de economia’. Assim, o consumidor é obrigado a levar o produto em embalagem fechada e tem três dias para devolvê-lo, se não funcionar direito. Nesse caso, quem mora fora da região e tem de retornar antes do prazo para a sua casa fica, praticamente, impossibilitado de trocar. Sugiro aos deputados estaduais que façam legislação semelhante à lei 7.831/2016, do Estado de Alagoas, que garante ao consumidor direito de testar os produtos na loja; mas com acréscimo: a exigência de que o produto testado seja mesmo aquele que está sendo adquirido pelo consumidor e não igual ou similar.
Adelto Gonçalves
Praia Grande (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;