Política Titulo Cena Política
Gestos de proximidade em São Caetano
Raphael Rocha
31/07/2018 | 07:54
Compartilhar notícia


A política de São Caetano nunca esteve tão agitada e turbulenta quanto nos últimos seis anos. Desde que José Auricchio Júnior (PSDB), então no fim de seu segundo mandato, indicou Regina Maura Zetone (PSDB) para sucedê-lo, e não o então vereador Paulo Pinheiro (DEM), clima bélico se instalou no município. Pinheiro ganhou a eleição de 2012, governou reclamando do antecessor e perdeu para Auricchio em 2016. Passado todo esse período de troca de acusações, parece que o clima de paz reina em São Caetano. Auricchio e Pinheiro têm feito gestos públicos de aproximação. O mais recente nas comemorações do 141º aniversário da cidade, quando Auricchio chamou Pinheiro para compor o palco e cortar o bolo. Muito se comenta que essa aproximação pode render uma aliança política até 2020.

Indefinição

 Na semana passada, o presidente da Câmara de Mauá, Admir Jacomussi (PRP), foi conversar com a cúpula de seu partido, com objetivo de definir seu futuro político. Ele tem dito oficialmente que deve declinar do projeto a deputado estadual, porém, a pessoas próximas, ainda mostra animação, principalmente ao ver sondagens extraoficiais em Mauá. “O percentual de não ser candidato é muito grande, porque está muito em cima da hora para iniciar um trabalho de construção da candidatura por São Paulo e pelo Interior. Se fosse só com votos de Mauá, a situação seria diferente, porque tenho recebido muito apoio da cidade. Mas, infelizmente, se eleger deputado com apenas uma cidade é bem difícil.” Conforme Admir, até o fim da semana o martelo será batido. 

Presenças – 1

 Algumas presenças chamaram a atenção durante o lançamento da candidatura da primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), a deputada estadual. Uma delas foi a do vereador Ricardo Yoshio, atualmente no PRB. Ele faz parte da oposição ao governo Lauro Michels (PV) e tem seu nome cogitado para concorrer ao Paço de Diadema em 2020.

Presenças – 2

 Além de Yoshio, estavam os dois vereadores do PR de São Caetano na atividade. Cesar Oliva e Ubiratan Figueiredo, que estão na campanha do ex-secretário executivo do Consórcio Fabio Palacio à Câmara Federal, estão no mesmo partido de Thiago Auricchio (PR), filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e candidato a deputado estadual.

Candidatura

 David Monteiro de Mello, de São Bernardo, foi oficializado candidato a deputado federal pelo PR. Ele já concorreu a cargos públicos na cidade. O republicano foi candidato a vice-prefeito em 2000, na chapa de Pedro Paulo Copeinski, pelo extinto PGT. Tentou ser deputado federal em 1998 (418 votos, também pelo PGT), e 40 para vereador em 2004, pelo MDB.

Recado

 Autor de representação contra o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) por suspeita de irregularidades na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, o munícipe Marcelo Sarti reagiu com ironia ao comentário do petista, que se arrependeu de não ter utilizado recursos do Tesouro municipal para concluir a obra. “Se ele se arrepende de não ter usado dinheiro próprio para terminar o museu, eu não me arrependo de ter ido à Justiça para denunciar seus desmandos.”

Convencimento

 Ex-secretária de Habitação de Diadema e candidata a deputada federal neste ano, Regina Gonçalves (PV) iniciou tratativas para mudar a rota eleitoral traçada por três vereadores de seu partido na cidade. Zé do Bloco, Albino Cardoso e Paulo Bezerra anunciaram apoio à candidatura a estadual do parlamentar Luiz Paulo Salgado (PR), em recado direto ao prefeito Lauro Michels (PV). Regina quer fazer esses vereadores aderirem à candidatura de Márcio da Farmácia (Podemos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;