Política Titulo
Conferência aponta soluçoes para Sto.André
Ana Paula de Oliveira
Especial para o Diário
04/12/1999 | 17:23
Compartilhar notícia


Os sete dias da I Conferência Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Santo André, idealizada pela Comissao de Direitos Humanos da Câmara e apoiado pela Prefeitura e sociedade civil organizada, possibilitaram a apresentaçao e lançamento da versao preliminar do Plano Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e superaram as expectativas dos organizadores.

De acordo com a vereadora Ivete Garcia, presidente da comissao e organizadora do evento, o plano, que vai englobar os debates, problemas e propostas discutidos na conferência, será finalizado e entregue em maio do ano que vem para os governos municipais, estadual e federal.

O objetivo é a aplicaçao de propostas concretas de inclusao social, segurança e emprego.  "Várias propostas foram apresentadas na conferência. Sobre o desemprego, por exemplo, ficou definido que uma saída pode ser a criaçao de cooperativas. Temos de retomar a discussao e colocar estas propostas em prática", disse Ivete.

A semana de trabalhos, segundo a presidente, mobilizou diversos setores da sociedade, incluindo organizaçoes nao-governamentais, sindicatos e personalidades que atuam pela promoçao da cidadania. A conferência reuniu, em suas mesas de debates, pessoas de vivências ou ideais diferentes.

No segundo dia de debate, o presidente do Sindicato dos Metalúrgico do ABC, Luiz Marinho, defendeu iniciativas para reduzir o desemprego na regiao, enquanto o diretor de Competitividade Industrial da Federaçao das Industrias do Estado de Sao Paulo, Mário Bernardini, expôs a visao do empregador e as dificuldades que atravessa em um mundo globalizado.  

Na quinta-feira, o padre Júlio Lanceloti, representante da Pastoral da Arquidiocese de Sao Paulo, debateu com o major Renato Penteado Renold, representante da Comissao de Direitos Humanos da Polícia Militar de Sao Paulo, o tema Violência uma Realidade, Segurança uma questao de Cidadania. A adesao de entidades e grupos organizados à conferência superou as expectativas de Ivete.

De acordo com a vereadora, as entidades e grupos que participaram das discussoes serao os responsáveis por transmitir as informaçoes adquiridas no evento para a sociedade.  No último dia de debates da Conferência, realizado anteontem à noite, a vereadora Aldaíza Sposati, coordenadora do Mapa de Exclusao-Inclusao Social de Sao Paulo, o ex-piloto de Fórmula Mundial André Ribeiro e o consultor da Organizaçao das Naçoes Unidas, Ladislau Dowbor, debateram o tema Desafios para promover a inclusao social.

No debate, que foi mediado pelo editor executivo de Política do Diário, Irineu Masiero, Aldaíza apresentou o mapa de exclusao e inclusao social de Santo André, elaborado a pedido da Prefeitura. O objetivo, segundo a vereadora, é mostrar a distância entre os excluídos e incluídos da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;