Esportes Titulo
CBF mantém Brasileirão de pontos corridos em 2004
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
28/10/2003 | 21:47
Compartilhar notícia


A fórmula de pontos corridos, que tanta polêmica tem provocado - embora seja considerada a mais justa - será mantida na Série A do Campeonato Brasileiro de 2004. O próximo Brasileirão terá quatro times rebaixados para a 2ª divisão (e não dois, como ocorrerá em 2003).

A definição ocorreu nesta terça-feira à tarde, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário para a próxima temporada, após cerca de 4h de reunião. As fórmulas nas três divisões serão as mesmas – na Série B, os quadrangulares e na Série C, uma fase inicial classificatória, eliminatória simples até as semifinais e um quadrangular decisivo. O sistema de acesso deverá ser o mesmo, com a subida de dois times das séries B e C.

Com 24 participantes, o Brasileiro da Série A vai começar em 21 de abril, com término previsto para 19 de dezembro e a utilização de 46 datas, como em 2003. A principal diferença está na data de abertura, pois o campeonato que está em andamento começou em 29 de março.

Como ocorre desde 2002, o nacional valerá classificação para as copas Libertadores da América e Sul-Americana, embora os critérios não tenham sido anunciados.

A Série B será iniciada em 24 de abril, praticamente o mesmo período da edição atual para terminar a 4 de dezembro, com 35 datas. A Série C começará um mês e meio mais cedo em comparação com a de 2003: de 1º de agosto a 28 de novembro. Na temporada atual, participantes da Série C tiveram de esperar, em algumas situações, cerca de seis meses pela volta a uma competição oficial, após participarem de campeonatos estaduais.

Outra competição expressiva do calendário nacional, a Copa do Brasil, será disputada de 4 de fevereiro a 23 de junho e, como tem acontecido, dará ao campeão o direito de disputar a Libertadores da América de 2005.

Seleção - O Brasileiro de 2004 deverá ter mais jogos no meio de semana do que em 2003. É que a Seleção Brasileira terá uma atividade intensa, com a disputa de sete jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, de 30 de março a 17 de novembro. Além disso, em julho, a seleção pentacampeã do mundo participará da Copa América, no Peru.

No período de jogos das Eliminatórias, o campeonato será interrompido, ao contrário da Copa América, durante a qual o Brasileiro terá seqüência normal.

A paralisação deverá ser igual a de 2003, como nos dias 16 e 19 de novembro, quando o Brasil vai enfrentar Peru e Paraguai, respectivamente. As Eliminatórias Sul-Americanas vão ocorrer em 30 e 31 de março, 1,2 e 6 de junho, 5 de setembro, 10 e 12 e 13 de outubro e 16 e 17 de novembro.

Em janeiro, a Seleção Sub-20 tentará, no Chile, uma vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas/2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;