Cultura & Lazer Titulo Teatro
Peça aborda parte da vida de Joana D’Arc

Sugestão do projeto teatral é estimular diálogo sobre a condição da mulher nos dias atuais

Vinícius Castelli
24/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Bob Souza/Divulgação


 Nome muito conhecido da história francesa, Joana d’Arc, mulher que foi queimada ainda em vida na cidade de Rouen, no ano de 1431, acusada de feitiçaria, é tema do espetáculo O Julgamento Secreto de Joana D’Arc, que toma conta a partir de quinta-feira, às 20h, e até dia 20 de setembro (sempre às quartas e quintas), do Teatro Oficina, na Capital.

Quem encarna a personagem é a atriz Silmara Deon. O texto é assinado por Aimar Labaki. A peça provoca o debate da ameaça que o feminino pode provocar nas instituições estruturadas a partir do poder dos homens.

O espetáculo foca nos últimos quatro meses de vida de Joana D’Arc, a partir de sua captura pelos borgonheses em uma emboscada – quando ia para a batalha em Paris –, e do confronto com o inquisidor Pierre Cauchon (Rubens Caribé). A tensão toma conta do palco no momento em que se encena seu julgamento inquisitório.

De acordo com Silmara, a sugestão da montagem é promover diálogo sobre a condição da mulher nos dias atuais, sem julgamentos ou críticas, para, assim, fortalecer nas pessoas o sentido de equidade. “Ao apresentar Joana quando as relações de poder serviam somente aos homens e suas instituições, a peça expõe a importância da aceitação e do entendimento das questões sobre gêneros e suas evolutivas sociais”, explica.

O Julgamento Secreto de Joana D’Arc – Peça. No Teatro Oficina – Rua Jaceguai, 520, em São Paulo. A partir de quinta-feira. Até dia 20 de setembro, sempre às quartas e quintas, a partir das 20h. Ingr.: R$ 20 a R$ 50, pelo site www.compreingressos.com.br e bilheterias do local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;