Internacional Titulo
Presidente colombiano recebe apoio para reforma do Congresso
Do Diário do Grande ABC
31/03/2000 | 11:49
Compartilhar notícia


Todos os setores políticos e sociais apóiam a decisao do presidente Andrés Pastrana de convocar um plebiscito para reformar o congresso e erradicar a corrupçao da política colombiana. O ex-vice presidente Carlos Lemos, um dos líderes da oposiçao liberal, disse que o congresso cometeu suicídio, porque nao soube exercer o poder que tinha. Segundo ele, é inevitável uma reforma profunda no poder legislativo.

A senadora independente Ingrid Betancourt considera urgente a convocaçao do plebiscito para afastar todos os congressistas. O presidente Andrés Pastrana disse que o plebiscito é para fazer uma grande cirurgia no congresso, com o objetivo de erradicar o câncer da corrupçao. Ele anunciou que o plebiscito incluirá os temas de reduçao do número de parlamentares; eliminaçao do voto secreto; eliminaçao de privilégios; modificaçao do sistema de suplentes; normas de campanhas políticas e ampliaçao dos espaços políticos para as forças sociais que atualmente nao têm representatividade no congresso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;