Cultura & Lazer Titulo
Nobel de Física recompensa trabalhos com fibras óticas e semicondutores
Da AFP
06/10/2009 | 08:48
Compartilhar notícia


O britânico Charles Kao, o americano-canadense Willard Boyle e o americano George Smith são os vencedores de 2009 do Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos nos campos das fibras óticas e semicondutores.

Kao, que tem nacionalidade britânica mas está baseado em Hong Kong, foi premiado pelo "avanço no campo da transmissão da luz nas fibras para a comunicação ótica", afirma o comitê Nobel.

Boyle e Smith foram premiados pela "invenção de um circuito de semicondutores de imagens, o sensor CCD".

O Comitê Nobel qualificou os três cientistos de "mestres da luz", porque seus trabalhos permitiram "a crição de muitas inovações práticas para a vida cotidiana e forneceram novas ferramentas para a exploração científica".

"As descobertas de Kao abriram o caminho para a tecnologia da fibra ótica que se utiliza hoje em quase todas as comunicações telefônicas e de transmissão de dados", segundo o comitê.

Já Boyle e Smith "inventaram um sensor de imagens digitais, o CCD (charge-coupled device) que hoje em dia se transformou em um olho eletrônico para ser utilizado em todas as áreas da fotografía", acrescenta o comunicado.

No ano passado, o prêmio de Física foi atribuído a um americano, Yoichiro Nambu, e a dois japoneses, Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa, por suas descobertas separadas sobre a física das partículas que explicam anomalias em conceitos vinculados à origem do universo com o "Big Bang", há 14 bilhões de anos.

Em cada categoria, o Prêmio Nobel é acompanhado de uma recompensa de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1.434 mil), dividida entre os vencedores.

A temporada do Nobel começou na segunda-feira com atribuição do prêmio de Medicina a um trio de americanos, Elizabeth Blackburn, que também tem cidadania australiana, Carol Greider e Jack Szostak, pelos trabalhos sobre os telômeros e a enzima telomerase que protege as células do envelhecimento.

Na quarta-feira será anunciado o prêmio de Química, um dia depois o de Literatura, na sexta-feira o Nobel da Paz e no início da próxima semana o de Economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;