Internacional Titulo
Netanyahu destitui ministro da Defesa
Do Diário do Grande ABC
23/01/1999 | 18:52
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Israel, Benjamín Netanyahu destituiu neste sábado o seu ministro da Defesa, Yitzhak Mordejai, que há poucos dias tomou medidas para sair do partido do governo, Likud, para se unir a um novo partido de centro. Netanyahu acusou Mordejai de se guiarse pela ambiçao pessoal e de nao apóiar as políticas de governo. O primeiro-ministro disse que pediu ao seu antigo mentor, Moshe Arens, que seja ministro da Defesa até as eleiçoes de 17 de maio. Segundo Netanyahu, Arens aceitou.

Arens, de 73 anos, é adversário de Netanyahu para dirigir o Likud nas eleiçoes primárias de segunda-feira. Nao se sabe ainda se Arens renunciaria à candidatura ao aceitar a pasta da Defesa. Netanyahu fez o anúncio numa coletiva improvisada, depois de reunir-se com os ministro do Likud.

Na hora em que o anúncio foi feito, Mordejai estava reunido em sua casa com os co-fundadores do novo partido de centro, entre eles o ex-chefe do exército Amnon Lipkin-Shahak, para discutir as posiçoes do partido. Mordejai respondeu asperamente à sua demissao, declarando que o primeiro-ministro nao merece seu apoio nem o do povo israelense. Numa aparente alusao ao processo de paz com os palestinos, que está parado, acrescentou que "Netanyahu optou por botar em perigo tudo o que foi conseguido, por causa de ambiçoes políticas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;