Nacional Titulo
Caso Stang: promotor diz que não há provas sobre suposto ‘consórcio’
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
01/04/2005 | 19:54
Compartilhar notícia


O promotor de Justiça do Pará, Lauro Freitas, afirmou nesta sexta-feira que já foi descartada a hipótese da existência de um ‘consórcio’ de mandantes para financiar o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang. A possível existência deste serviço voltou à tona após o primeiro depoimento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de envolvimento no crime da missionária. Em depoimento à PF de Altamira, Vitalmiro disse que outras pessoas estariam envolvidas no crime.

"Não contamos mais com essa hipótese. O Bida cita algumas pessoas que estariam envolvidas nesse consórcio [Laudelino Délio Fernandes Neto e Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão], mas a única relação que ele estabelece com essas pessoas em seu depoimento é uma relação comercial", afirmou o promotor.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), presidente da CPMI da Terra, acredita que a polícia terá dificuldade e muito trabalho para concluir as investigações sobre a morte da irmã Dorothy. "Não há diferenças nos depoimentos. Todos se referem, basicamente, ao desconhecimento dos fatos. Alegam inocência absoluta e dizem que são vítimas de injúria. Não há, nesse tipo de depoimento, qualquer avanço em relação à responsabilização do crime. Por isso, creio que a polícia terá muito trabalho para concluir os procedimentos", disse ele.

O senador ressaltou que espera inteligência no depoimento do fazendeiro Bida. "Creio que seria inteligente da parte dele colaborar com a Justiça. Com isso, ele pode se valer da legislação, que permite a redução da própria pena, ao colaborar. Imagino que viria na defesa do seu próprio interesse que ele esclarecesse os fatos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;