Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 30 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Índice Firjan confirma a força de São Paulo


Wilson Marini

02/07/2018 | 07:00


Exatos 431 municípios brasileiros apresentam alto grau de desenvolvimento e, desse total, a maior parte está concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o último IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado na quinta-feira. O levantamento, relativo a 2016, é elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e é aguardado periodicamente como uma referência para investimentos e políticas públicas. Elaborado desde 2008 (ano-base 2005), o IFDM é feito com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Tornou-se parâmetro nacional por ser o único índice anual que acompanha as três principais áreas de desenvolvimento – emprego e renda, Educação e Saúde –, com recorte municipal e contexto nacional.

Interior é destaque

Os destaques, mais uma vez, são para o Estado de São Paulo, unidade que concentra um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Tradicionalmente, o Estado se recupera mais rapidamente dos efeitos de crise econômica, devido à sua capacidade produtiva em indústria, agronegócio e serviços. Entre os 5.471 municípios monitorados pelo IFDM Brasil, Louveira, no Interior paulista, se manteve na liderança pelo segundo ano consecutivo, com o índice 0,9006. Quanto mais perto de 1, maior o grau de desenvolvimento. Dezenas de municípios paulistas conseguiram o índice acima de 0,8. A média nacional é 0,6678 pontos e o último colocado, Ipixuna, no Amazonas, apresentou pontuação de apenas 0,3214, devido à falta de atendimento básico de Saúde. Entre os 500 municípios brasileiros mais desenvolvidos (o chamado ranking Top 500), 50% estão na região Sudeste, e 41%, na região Sul. No Estado de São Paulo nenhum município se enquadra no conceito ‘baixo desenvolvimento’.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;