Internacional Titulo
Itália: premiê demissionário tem dificuldade para formar novo governo
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 15:14
Compartilhar notícia


Ex-sócios do primeiro-ministro Massimo D'Alema disseram nesta terça-feira que nao participarao de uma nova coalizao de centro-esquerda, pelo menos por enquanto.

O Trevo de Três Folhas, um grupo que tem entre seus líderes o ex-presidente Francesco Cossiga, anunciou, depois de se reunir com D'Alema, que ainda existem ``diferenças', mas nao descartou a hipótese de integrar a coalizao futuramente.

O grupo poderia apoiar D'Alema em um voto de confiança sem entrar, formalmente, no governo. Mas, na hipótese improvável de que votasse contra a nova coligaçao, D'Alema ficaria sem os votos necessários para conseguir o voto de confiança do Parlamento.

D'Alema, que está tentando formar uma nova coalizao de governo até o Natal, provavelmente estenderá suas consultas para se assegurar do apoio de que necessita.

Os analistas políticos previram, inicialmente, que D'Alema poderia formar um novo gabinete esta noite ou na manha de quarta-feira.

Os membros do Trevo de Três Folhas precipitaram a queda do 56º governo italiano do pós-guerra ao exortar à renúncia de D'Alema, por considerar que nao poderia derrotar a oposiçao conservadora de Sílvio Berlusconi nas eleiçoes de 2001.

D'Alema renunciou sábado à liderança de uma coalizao fragmentada, mas, imediatamente, o presidente Carlo Azeglio Ciampi, pediu que ele tentasse conseguir apoio para formar novo governo.

Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro disse ao país que pretendia formar uma coalizao mais coerente do que aquela que se separou por questoes como a reforma das pensoes e a ajuda estatal às escolas religiosas.

Sete sócios da coalizao de D'Alema já aceitaram participar do novo governo encabeçado por ele, inclusive os ex-comunistas, assim como os democratas, que têm entre seus líderes o ex-primeiro-ministro e atual comissário da Uniao Européia Romano Prodi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;