Política Titulo Editorial
Bom pagador
Do Diário do Grande ABC
30/06/2018 | 10:40
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo teve a sua nota de crédito elevada pela Caixa Econômica Federal. Se antes o chamado rating – que nada mais é que a capacidade de pagamento de dívidas contraídas – era D -, agora está no patamar B+. Na prática, significa que o município hoje é visto pela instituição financeira como bom pagador e, como tal, tem mais facilidades para obtenção de financiamentos. Se necessitar de crédito, por exemplo, não precisa de análise prévia da União para obter.

Dirigente da Caixa que participou do evento em que o novo conceito foi anunciado, destacou que o banco classifica as cidades com notas que vão do ‘E’ ao ‘A’ e que a melhora se deu em virtude das atitudes de austeridade tomadas pela gestão atual. Atos que foram imediatamente elencados pelo prefeito Orlando Morando, como a redução do número de comissionados, revisão de contratos – inclusive com o rompimento de alguns acordos e renegociação de outros –, cancelamento da impressão do Diário Oficial e o fim do aluguel de carros oficiais para secretários, prefeito e vice.

Esse acesso menos burocrático a linhas de crédito é de substancial importância para São Bernardo, pois a maior cidade do Grande ABC precisa eliminar gargalos históricos, como os problemas causados pelas enchentes, além de outros ligados a moradia, transportes, Saúde e Educação. Bem como a conservação do meio-ambiente.

E dois contratos estão em andamento. Um deles, via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento), na ordem de R$ 120 milhões, já foi aprovado pela Câmara e, segundo Morando, depende apenas da negociação de taxas de juros. Outro, de valor não especificado, é com a CAF (Corporação Andina de Fomento).

Tomara que a melhora no rating de São Bernardo seja inspiração para as outras seis integrantes do Grande ABC. Que as demais cidades também consigam avançar. Isso só vai contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da região. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;