Política Titulo
PT quer tirar Gilson Menezes do PSB
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/06/2011 | 07:48
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O vice-prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), está na mira do PT. O socialista foi sondado por militantes petista para regressar à legenda que ajudou a fundar, em 1980.

A intenção do PT é abrir caminho para uma chapa pura nas eleições do ano que vem. Segundo apurou o Diário, a migração de Gilson causaria racha dentro da base aliada do prefeito Mário Reali (PT). Fontes petistas garantiram que o atual vice-prefeito é o único nome de consenso no bloco de sustentação para o posto.

Sem o socialista no páreo, o PT conseguiria indicar alguém do próprio partido para compor a chapa junto com Reali. Hoje, o nome mais comentado é o do chefe de Gabinete, Osvaldo Misso, considerado por muitos petistas como futuro prefeito em 2016. Gilson trabalharia nos bastidores políticos, tentando ainda costurar uma aliança sólida para endossar a campanha petista em 2012.

Gilson confirmou que foi procurado por militantes, mas não recebeu convite oficial para filiação na legenda. "Alguns falaram que eu deveria voltar ao PT, porque tenho uma grande história lá. Mas hoje estou feliz no PSB. Se eu receber um convite do PT, vou ver como vai ficar. Mas como esse convite não aconteceu, eu nem cheguei a pensar", disse o socialista. Gilson foi o primeiro prefeito petista no Brasil, eleito em 1982. Ele deixou a sigla em 1988, logo após o fim de seu mandato.

O presidente do PT de Diadema, Josemundo Queiroz, o Josa, não adiantou nenhuma negociação para as eleições de 2012. "O PT está debruçado para formar uma chapa forte de vereadores. Hoje nossa prioridade é essa". Mas Josa afirmou que o diretório municipal aprovou recentemente uma resolução interna que orienta pela formação de uma chapa pura para o pleito do ano que vem.

O presidente do PSB municipal, Manoel José da Silva, o Adelson, disse desconhecer a movimentação política para tirar Gilson da legenda. Contudo afirmou não impedir a migração do vice-prefeito caso haja um consenso com o PT.

"Se fosse para qualquer outro partido, eu não iria admitir. Mas sei que o Gilson tem história no PT e ainda goza de prestígio lá. Ficarei muito triste, mas não poderei fazer muita coisa", comentou o líder socialista.

OUTROS DESEJOS

Além da negociação com Gilson, o PT de Diadema também tenta trazer o ex-vereador Ricardo Yoshio, que disputou a Prefeitura em 2008 pelo PMN. O plano petista é lançar Yoshio para buscar uma cadeira na Câmara Municipal.

Josa também não confirmou conversas com Yoshio, mas revelou contatos com nomes que já ocuparam cargos públicos em Diadema. "Além dos cinco vereadores, o PT quer fazer novos parlamentares. Vamos investir para ter mais gente na Câmara".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;