Política Titulo
ACM propoe imposto para combater a pobreza
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 14:02
Compartilhar notícia


O presidente do Congresso, senador Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA), pretende propor a criaçao de um novo imposto, "para financiar projetos que combatam a pobreza". De acordo com ACM, "cada cidadao pagará uma contribuiçao sobre o seu salário e cada empresa também arcará com uma taxa, cuja arrecadaçao formará um fundo que será gerido pela sociedade civil, e nao pelo governo". Até esta terça, o presidente do Senado repetidas vezes disse que o Congresso nao aceitaria a criaçao de novos impostos, alegando que a opiniao pública jamais absorveria um aumento da carga tributária. Mas o senador nao vê contradiçao. "Este é diferente, porque nao irá para o governo, ficará com a sociedade", disse.

Ao anunciar a sua proposta, ACM citou o grupo Votorantim, do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que fez críticas aos incentivos dados para a Ford se instalar na Bahia. "Esta contribuiçao teria uma cobrança diferenciada. A Votorantim, por exemplo, que recebe muitos benefícios fiscais, pagaria até 100 vezes mais do que uma empresa menor. Eu tenho certeza de que o Antônio Ermírio concorda comigo em relaçao à necessidade de se diminuir a pobreza no País", disse.

O presidente do Senado, apontado por pefelistas como o mais provável candidato do partido à sucessao do presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002, disse que irá apresentar a proposta "o mais rápido possível, quer queiram, quer nao". Para o pefelista, "o crescimento da pobreza e das desigualdades é um problema que angustia, e esta proposta é uma forma nao de erradicar a pobreza, o que é impossível, mas sim de diminuí-la".

Para ACM, a proposta "é melhor que a implantaçao de um programa de renda mínima e a criaçao de um Imposto sobre Grandes Fortunas". O programa de garantia de renda mínima é uma das bandeiras do PT e a criaçao do Imposto sobre Grandes Fortunas foi proposta pelo presidente Fernando Henrique em 1989, quando ele era senador pelo PSDB de Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;