Economia Titulo Pontos
Programa de fidelidade
requer alguns cuidados

Segundo especialista, é necessário conferir o extrato para
controlar os pontos e identificar se a empresa os contabilizou

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
08/04/2012 | 07:49
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Juntar pontos para pagar menos na próxima compra ou trocar por prêmios é o que atrai os consumidores para os programas de fidelidade. Os segmentos de consumo que oferecem a modalidade são inúmeros - vão desde companhias aéreas até farmácias - e a forma de acumular bônus varia de uma empresa para outra.

No programa Km de Vantagens, da rede de postos Ipiranga, a cada R$ 1 gasto o cliente ganha 1 km, o que equivale a um ponto. Ao acumular 200 km, por exemplo, o consumidor terá direito ao preço fixo de R$ 30 em shows nacionais e R$ 70 em shows internacionais. Mas para embolsar as vantagens é preciso saber usufruir do benefício."A maioria dos programas é gratuita e é normal que o consumidor participe de vários. Mas é preciso monitorar os pontos já acumulados, caso contrário vai esquecer quais ele já é participante e o efeito da fidelidade é perdida", comentou o presidente e fundador da Praxis Education, Adir Ribeiro.

De acordo com o especialista, é necessário conferir o extrato para controlar os pontos (o que pode ser feito por telefone ou internet todo mês) e identificar se a empresa os contabilizou corretamente. "Por falha no sistema e até mesmo por fraude os pontos podem ser registrados errados", comenta Ribeiro. Se notar qualquer registro desconhecido entre em contato com companhia. Também é importante questionar qual é a data de validade. Na livraria Saraiva, por exemplo, os pontos expiram em 12 meses.

Além disso, avalie se os custos de ser um cliente fiel não vão onerar suas compras. O consumidor que optou por pagar mais caro pelo produto oferecido por uma empresa - e abriu mão de desembolsar menos em outro estabelecimento - para ter vantagens, como ganhar ingressos de cinema e conseguir uma diária mais barata em um hotel cinco estrelas, poderá se frustrar. "Portanto, analise se é preciso acumular quantidade determina de pontos em prazo muito curto com a condição de perdê -los, caso não consiga atingir a pontuação. Veja também se é necessário pagar para transferir o bônus ou se terá de pagar algo a mais para resgatar", orientou.

O professor de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas) Samy Dana lembra que ser fiel de alguma empresa não isenta o consumidor de fazer pesquisas de preço. "Ele pode estar pagando mais caro pelos produtos que poderiam ser adquiridos por um valor menor", destacou o professor.

CARTÃO DE CRÉDITO

Quem usa cartão de crédito também pode participar do programa do banco emissor. A cada compra feita, o cliente ganha pontos que depois podem ser trocados por prêmios ou milhas aéreas. O prazo de validade varia de uma instituição para outra. Os pontos adquiridos com o Visa Infinite da Caixa Econômica Federal, por exemplo, expira em 36 meses, assim como o cartão Style Platinum do Santander.

NEGÓCIO

Cada vez mais as empresas buscam relações sustentáveis com seus consumidores. "Promoção e desconto não fidelizam cliente, só satisfaz momentaneamente e é provável que o consumidor não lembre de ter passado pela loja um dia", explicou o presidente da rede Multiplus, Eduardo Gouveia. O faturamento da rede, que reúne programas de diferentes empresas, cresceu 36,3% no ano passado, subiu de R$ 1,1 bilhão em 2010 para R$ 1,5 bilhão. E o número de pontos resgatados subiu de 7,7 bilhões, no quarto trimestre de 2010, para 17,4 bilhões no mesmo período do ano passado - avanço de 126%.

A empresa permite que o consumidor centralize os pontos que já acumulou em livrarias, hotéis e cartão de crédito, por exemplo. Mas a pessoa precisa ser participante do programa de uma das parceiras da Multiplus. "O conceito é incentivar o relacionamento do cliente final com os parceiros da Multiplus", falou Gouveia. O consumidor que quiser se integrar à rede deverá entrar em contato com a companhia que oferece o programa de fidelidade e pedir que os bônus sejam transferidos para a Multiplus. Quem juntar 20 mil pontos, de acordo com Gouvea, poderá escolher passagens aéreas para qualquer lugar do País.

Na Azul Linhas Aéreas, o cadastro no programa da companhia garante 30 créditos, o que equivale a R$ 30. Cada vez que acumular 50 pontos, receberá desconto nessa quantia para comprar passagens. Hoje já são quase 2 milhões de clientes inscritos.




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