Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Damasco: preciosidade do Oriente
Daniela Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
08/04/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


Original do continente asiático (China e terras siberianas), o damasco, também conhecido como abricó, é um fruto muito utilizado na confecção de licores, geleias, pavês, sorvetes e sucos. É semelhante ao pêssego (os dois vêm da família das rosáceas), porém, é mais ácido e sua polpa menos suculenta.

O damasco fresco, parente próximo da ameixa, não é muito comum no Brasil, já que seu cultivo é mais adaptável ao clima frio. A versão seca, mais simples de ser encontrada por aqui, é rica em fibras que ajudam na digestão e no controle do colesterol e vitamina A, ideal para manter a saúde dos olhos.

Países como Turquia e Paquistão estão entre os maiores produtores e sua semente serve para produzir o ácido oleico, famoso por dar bons resultados ao reparar danos em peles secas, além de vitaminas A e C.

É possível prepará-lo em pratos salgados como purê ou molho de damasco, que podem acompanhar um prato principal como carnes e peixes. Porém, o maior forma de consumo é em pratos doces, como o mousse, geleia. A fruta seca também serve como aperitivo.

Como no Brasil essa versão desidratada é mais encontrada, vale o alerta: assim como tem mais nutrientes, o damasco seco também também é rico em calorias. São cerca de 240 kcal para cada 100 gramas. O cuidado com o excesso se estende também às pessoas sensíveis ao salicilato, substância presente na fruta, geralmente utilizado em aspirinas, que podem desencadear crise alérgica.

Receitas

Cheese Cake de Damasco

Chef confeiteira Taty Fernandez

Ingredientes

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 gema
1 colher e 1/2 (sopa) de margarina
1/2 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de adoçante granular
1 colher (sopa) de creme de leite light
Sal a gosto

Recheio
1 pote cream cheese light
2 ovos
1 colher (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de adoçante granular
1/2 colher (chá) de casca de laranja ralada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Calda
250 g de damascos secos
500 ml de água
5 colheres (sopa) de adoçante granular

Modo de Preparo

Massa
Numa superfície lisa, coloque a farinha, faça um buraco no centro e adicione os outros ingredientes. Misture até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve.

Recheio
Coloque no liquidificador os ingredientes do recheio até obter um creme homogêneo. Reserve.

Calda
Em uma panela, coloque os damascos inteiros, a água e o adoçante. Deixe ferver tudo até a calda engrossar um pouco e os damascos amolecerem (mas sem perderem a forma). Reserve.

Montagem
Abra a massa com um rolo e forre um refratário pequeno de 21 cm de diâmetro. Aperte com os dedos para que a massa fique numa espessura homogênea. Recheie com a mistura de cream cheese e leve ao forno moderado por 20 minutos (ou até ficar dourado). Retire do forno e deixe esfriar.

Espalhe o damasco em calda sem deixar cair nas extremidades. Leve para gelar até a hora de servir.


Mousse de Damasco

Chef confeiteiro Márcio Lopes

Ingredientes

300 g ou 1 xícara (chá) de sobremesa láctea sabor leite condensado
150 g ou 1 xícara (chá) de geleia de damasco.
100 g ou 1 xícara (chá) de iogurte
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor

Modo de Preparo

Hidrate a gelatina de maneira tradicional (conforme instruções do fornecedor). No liquidificador, misture a sobremesa láctea, a geleia de damasco, o iogurte e a gelatina. Bata por aproximadamente um minuto ou até a mistura se transformar em uma massa homogênea. Coloque em uma forma e leve a geladeira. Deixe a massa descansar por uma hora.
Sirva gelado.

Dica: enfeitar o prato com chocolate derretido e folhas de hortelã. Também é recomendado complementar com a geleia de damasco.


Gota de Blue Cheese com Damasco Turco

Chef Fernando Lima

Ingredientes

Massa
1 kg de farinha de sêmola
39 gemas

Recheio
100 g de damasco
150 g de queijo roquefort


Molho
10 g de manteiga
100 ml de azeite
1 dente de alho
50 g de cebola

Modo de Preparo

Massa

Misture a farinha com os ovos, até a massa ficar consistente. Em um cilindro de massa, bata de 80 a 100 vezes até obter uma massa homogênea. Reserve.

Recheio
Corte o damasco em cubos bem pequenos e misture com o queijo até obter uma pasta. Reserve.

Molho
Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o molho de tomate. Retire do fogo e bata no liquidificar até obter uma consistência cremosa. Volte ao fogo até ferver. Reserve.

Com o auxílio do cilindro, faça tiras de massa em partes iguais, deixando cerca de cinco centímentros de espaço entre um e outro. Coloque uma outra tira de massa por cima e, com o auxílio de um cortador em formato de gota, corte as massas.

Em uma panela de água fervente, coloque as massas e deixe cozinhar por seis minutos. Retire a massa da panela e coloque numa frigideira com azeite e manteiga. Solte as massas e reserve. Esquente o molho, o coloque num prato e acrescente as massas.

Dica: decore com folhas de manjericão e queijo ralado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;