Cultura & Lazer Titulo
Blog sobre HQs vira livro
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
02/02/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O jornalista e professor universitário Paulo Ramos, de São Caetano, não imaginava as mudanças que testemunharia quando criou o Blog dos Quadrinhos (www.blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br), em abril de 2006. Também não fazia ideia de que os posts mais representativos seriam vertidos em livro.

Foram três anos de conversas informais até ser convencido sobre a obra. "Sempre respondia que não valia a pena porque o material já estava no blog", recorda o autor.

Mas dois contra-argumentos o fizeram mudar de opinião. E agora os fãs dos quadrinhos já podem aguardar: o livro, cujo título provisório é "A Revolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil", deve ser lançado no fim do mês que vem, pela editora Devir.

Primeiro contra-argumento: a obra será dividida por assuntos. A separação facilita o entendimento de fatos que apareceram soltos uns dos outros na página virtual. Datas das postagens também serão mantidas porque ajudam a entender a evolução cronológica.

Cada capítulo receberá abertura para contextualizar o assunto, além de comentários ao fim das matérias. A ideia é atualizar as informações e oferecer dados inéditos.

Segundo contra-argumento: o livro será registro de época. Trata-se de documento sobre a atual fase dos quadrinhos. Obter esses dados é difícil no País. "Não existe histórico de pesquisa. A única é de 1967, feita pelo professor José Marques de Melo. Em 2007, atualizei a pesquisa no blog para identificar as mudanças".

Listam entre as transformações a tendência para lançar quadrinhos a partir de obras literárias - resultado de ação do governo federal que em 2006 começou a comprar quadrinhos por meio do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), do MEC (Ministério da Educação). "Editoras que já e não publicavam passaram a publicar mais e mais, a ponto de 2010 beirar 30 adaptações", afirma.

Outra transformação envolve os populares mangás. "Não existiam até o início do século, mas explodiram. Bancas criaram espaços para os quadrinhos japoneses", compara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;