Política Titulo
Chinaglia: extinção da verba indenizatória não está na pauta
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
08/11/2007 | 15:34
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta quinta-feira que ainda não foi procurado pelo presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), para tratar da extinção da verba indenizatória dos parlamentares, cujo valor é de R$ 15 mil mensais. O dinheiro é pago aos senadores e deputados para custear despesas no Estado de origem e viagens.

Chinaglia afirmou que o debate sobre a extinção da verba indenizatória não está na pauta. "Não falamos a respeito. Isto não está na pauta da Câmara".

Nesta quarta, Tião Viana disse que a Mesa Diretora do Senado decidiu iniciar o debate sobre este auxílio. A partir de agora, como já acontece na Câmara, todos os senadores terão que publicar na Internet seus gastos com a verba indenizatória. Segundo ele, este pode ser o primeiro passo para que ela seja extinta.

Questionados sobre o assunto, líderes partidários na Câmara dos Deputados se mostraram favoráveis à manutenção da verba indenizatória. O vice-líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirmou que é contrário à extinção da verba indenizatória.

"Nós temos duas questões totalmente separadas. O subsídio de um parlamentar é o salário que ele recebe pelo seu trabalho. A verba indenizatória é usada para arcar com despesas do exercício do mandato", argumentou.

O líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), defendeu a verba indenizatória porque considera importante para ajudar no trabalho que os deputados fazem nos seus Estados. "Num país que é uma federação não há como um parlamentar fazer política no Estado se não houver estrutura", assinalou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;