Política Titulo
TV Câmara não transmite fim das sessões ordinárias
Matheus Adami
Especial para o Diário
23/03/2009 | 07:24
Compartilhar notícia


Os munícipes reclamam e os dados mostram que eles têm razão: as sessões ordinárias na Câmara Municipal de Santo André têm demorado demais. Prova disso é que desde que a TV Legislativa foi implantada no município, em setembro de 2006, cerca de 36% das sessões deixaram de ter o fim televisionado aos moradores, por causa do horário de transmissão. O percentual representa 63 sessões de um total computado de 174, segundo informações e atas disponibilizadas no site da Câmara Municipal.

O motivo da transmissão não ser feita na íntegra é uma parceria firmada entre o Legislativo andreense e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Assinado em 25 de setembro de 2006 pelos presidentes da Câmara (Luiz Zacarias, um dos assessores de gabinete do prefeito Aidan Ravin, no PL à época, hoje no PR) e da Assembléia (Rodrigo Garcia, secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização da cidade de São Paulo, do DEM), o contrato prevê a transmissão em tempo real das sessões em Santo André somente das 15h às 19h de terças e quintas-feiras. As sessões são transmitidas pelo canal 17 da NET.

O serviço não gera custos para nenhuma das partes. Trabalham para por o sinal no ar o Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa, e o Setor de Som e Imagem da Câmara de Santo André. Questionados sobre o salário dos quatro funcionários do setor, o Legislativo municipal informou "que não poderia repassar a informação". O contrato, por sua vez, tem duração até 24 de setembro de 2011, e pode ser prorrogado se houver vontade das duas partes.

"Quando o plenário está cheio de gente, os vereadores começam a sessão 15h15, 15h20, por aí. Daí meia hora, 40 minutos, um deles levanta e pede para suspender a sessão por 30 minutos, mas fica três horas parada", desabafou o aposentado Murilo Teixeira, 72. A opinião de Teixeira, morador da Vila Metalúrgica, reflete bem uma cena que se repetiu nas últimas sessões. Devido à demora em retomar os trabalhos após uma paralisação anunciada de "apenas meia hora", munícipes começaram a bater palmas e gritar, na tentativa de chamar a atenção dos vereadores e dar continuidade à sessão. Quando as sessões são suspensas, são transmitidas gravações de sessões anteriores ou então, sessões solenes. Os programadas são até mesmo de anos anteriores.

Soluções - Questionados sobre a demora, os vereadores informaram que há medidas pensadas para reduzir o tempo das sessões, ou então, solucionar o problema de transmissão. "Estamos tentando ampliar o horário da TV para, pelo menos, até às 20h. e queremos adiantar a discussão da ordem do dia para às 14h, para evitar parar a sessão", expôs Paulinho Serra (PSDB), 1º secretário da Casa. O tucano afirmou que determinar horários para as tribunas livres (sempre às quintas-feiras) evitaria protestos dos munícipes por demora nos trabalhos. "Se você fixa o horário, você já marca com os movimentos que querem participar no horário determinado".

Novatos - O líder do PT na Câmara, Jurandir Gallo, explicou que as sessões demoram por dois motivos. "O problema é a composição da Câmara. Os vereadores não gostam de fazer as coisas fora do horário, por isso, acaba tudo acumulando". Ele ainda explicou: "Este ano temos uma agravante, pois temos 11 vereadores novos e um presidente com dificuldades para articular". Para solucionar o problema, Gallo afirmou que o ideal é trazer os debates "para fora do plenarinho". (Supervisão Sérgio Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;