Política Titulo
Ex-gerente do Banpará depõe na segunda em Belém
Do Diário OnLine
02/09/2001 | 20:18
Compartilhar notícia


O ex-gerente do Banco do Estado do Pará (Banpará) Marcílio Guerreiro Figueiredo vai depor na tarde de segunda-feira na Comissão do Conselho de Ética do Senado. Ele é a principal testemunha de todas as operações realizadas no Banpará no período em que o presidente licenciado da Casa, Jader Barbalho (PMDB-PA), era governador do Pará.

Jader afirma que não recebeu rendimentos das aplicações irregulares do Banpará, no entanto, Figueiredo afirma que assinava cheques "atendendo ordens superiores". Cinco dos 11 cheques administrativos que o Banco Central afirma terem como beneficiário principal o presidente licenciado do Senado foram assinados por Figueiredo.

O ex-gerente, que foi a única pessoa a ser demitida e punida pelas irregularidades, ainda possui documentos referentes às transações suspeitas feitas no Banpará na época em que Jader era governador.

Além dele, devem depor, na segunda, o ex-presidente do Banpará, Nelson Ribeiro e o ex-diretor administrativo da instituição, Hamilton Guedes, além de Fernando Castro Ribeiro, Eliel Faustino e Aurélio Meira. Porém, há a possibilidade deles não comparecerem à audiência com a comissão de investigação, já que o depoimento é em caráter informal e não há punições para quem deixa de fazê-lo.

Os três continuam ligados a Jader. Atualmente, Hamilton Guedes é advogado do PMDB do Pará e Fernando Ribeiro é o segundo suplente do senador. Fernando, Eliel e Meira estão na relação do BC dos beneficiados pelos desvios do Banpará e, por isso, os senadores não acreditam que prejudiquem Jader, premeditadamente pelo menos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;