Cultura & Lazer Titulo
Vlavianos mostra 54 esculturas monumentais
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
14/02/2001 | 18:56
Compartilhar notícia


Aço, ferro, bronze e alumínio ganham formas que estimulam o olhar nas esculturas da mostra Vlavianos – A Práxis Escultórica, do grego Nicolas Vlavianos. O vernissage acontece nesta quinta-feira, às 20h, somente para convidados, no Salão Cultural do MAB-Faap (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado). Com entrada franca, está aberta ao público em geral a partir desta sexta.

A exposição apresenta 54 esculturas criadas nos últimos 40 anos. Entre elas, 12 trabalhos recentes e inéditos, de grandes dimensões (entre 4 m e 8 m de altura ou largura). Feitas em módulos, essas obras permitem diversas maneiras de montagem, criando inúmeras combinações plásticas. As composições fazem referência à natureza ou a seres imaginários.

Também integram a mostra trabalhos em pequenos e médios formatos, além de desenhos, maquetes e fotografias de obras do artista instaladas em espaços públicos.

Nome de destaque na produção artística contemporânea brasileira, Nicolas Vlavianos nasceu em Atenas, na Grécia, em 1929. Na década de 50 viajou para Paris, na França, onde trabalhou e se dedicou a estudar escultura. Chegou ao Brasil em 1961 para participar da VI Bienal de São Paulo, e por aqui ficou.

Há cerca de quatro décadas radicado na cidade, Vlavianos é professor titular da Faculdade de Artes Plásticas da Faap há mais de 30 anos. A trajetória artística do escultor engloba exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, França e Itália, entre outros países.

Também no MAB-Faap, o visitante poderá apreciar a exposição Pancetti – O Marinheiro Só, composta por 100 telas do pintor-marinheiro nascido no início do século XX em Campinas (SP) e morto no Rio em 1958. José Pancetti é conhecido por suas marinhas pintadas em planos geométricos e que retratam uma visão de grandes ângulos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;