Cultura & Lazer Titulo
Morre escultor Eduardo Paolozzi, um dos criadores da 'pop art'
Da AFP
22/04/2005 | 18:30
Compartilhar notícia


O escultor Eduardo Paolozzi, que nasceu na Escócia em 1924 e se tornou um dos artistas mais influentes da arte britânica do século XX, morreu nesta sexta-feira aos 81 anos em uma clínica londrina, anunciaram seus familiares.

Considerado um dos pioneiros da arte pop britânica, Paolozzi, filho de imigrantes italianos, usava uma cadeira de rodas há vários anos, após uma séria doença que causou danos cerebrais.

Foi um dos líderes do Grupo Independente do Instituto de Artes Contemporâneo de Londres, formado por artistas radicais que deram base à arte pop britânica na década de '50 e nos primeiros anos dos '60.

Suas imensas obras públicas, geralmente fabricadas com elementos do cubismo, como a escultura de Newton, na praça da nova Biblioteca Britânica, lhe deram fama internacional, provocando uma grande demanda por suas obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;