Cultura & Lazer Titulo
Mundo Livre S/A, de verdade,faz dois shows em S.Paulo
Leonardo Blaz
Da Redaçao
25/08/2000 | 18:47
Compartilhar notícia


Sao os verdadeiros integrantes do Mundo Livre S/A que se apresentarao neste sábado e domingo, no Sesc Pompéia, em Sao Paulo. A ressalva nao deve ser desconsiderada, já que o grupo pernambucano contratou dublês para representá-los em programas de televisao.

Fred Zero Quatro, Bactéria, Tony, Fábio e Marcelo Picadinho tomaram essa atitude porque acreditam ter uma aparência inapropriada ao padrao estabelecido pelas grandes emissoras. A estratégia ganha conotaçao de uma irônica crítica.

O grupo dará ênfase ao repertório de Por Pouco, recentemente lançado. Mas nao serao ignorados os trabalhos anteriores - Samba Esquema Noise (1994), Guentando a Oia (1996) e Carnaval na Obra (1998).

No imaginário popular, acredita-se que o Mundo Livre S/A surgiu na esteira de Chico Science, considerado o homem de frente da utopia beat. Engano. O grupo existe desde 1984 e era basicamente uma banda punk. A aproximaçao de Fred Zero Quatro com ritmos regionais, um dos elementos do mangue beat naquela época, nao havia ocorrido.

Fred até era aluno do dramaturgo Ariano Suassuna, defensor ferrenho da valorizaçao da cultura nacional. As aulas eram marcadas por discussoes entre estudante e professor. Na época, a maioria das pessoas se posicionava favorável a Suassuna e as apresentaçoes do Mundo Livre S/A eram quase que exclusivamente recebidas com vaias.

O encontro entre os dois personagens mais conhecidos do cenário mangue - Science e Zero Quatro - só ocorreu no fim da década de 80. Conseqüentemente, começou a se desenvolver a utopia mangue, que tem como uma das principais referências o livro Homens e Caranguejos, do pernambucano Josué de Castro. Também participaram desse início nomes como Otto (que já fez parte do Mundo Livre S/A), os integrantes do Naçao Zumbi e o DJ Dolores que acreditam que o movimento, utopia, ideologia ou outra designaçao que se queira dar, ainda nao conheceu o seu auge.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;