Setecidades Titulo Na Rússia
Alunos da UFABC chegam à final de competição mundial de Física

Disputa, contra equipes de estudantes da França e Suíça, será amanhã

Juliana Stern
Especial para o Diário
06/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/UFABC


 O Brasil brilhando na Rússia, mas ainda não é com o futebol. Time formado por alunos de Engenharia e Física da UFABC (Universidade Federal do ABC) está na final da décima edição do IPT International Physicist''s Tournament (Torneio Internacional dos Físicos, em português), que neste ano acontece em Moscou. Os estudantes vão disputar o troféu com times da França e Suíça amanhã.

Este é o segundo ano consecutivo em que o time de oito alunos participa do torneio. Em 2017, a equipe conquistou o 11º lugar no geral e primeiro entre os países das Américas.

As etapas da competição consistem na construção de teorias e experimentos para problemas de Física que ainda não possuem solução fechada. Exemplo é o cálculo da altura máxima em que é possível reacender uma vela recém-apagada usando sua própria fumaça ou o desenvolvimento de calculadora baseada no movimento de gotas de água.

A performance do time brasileiro nos desafios o levou ao segundo lugar no ranking geral da competição com outros 18 times do mundo todo. “Nunca pensei que alcançaríamos a final dada a quantidade de dificuldades que tivemos. Mas isso mostra que todo o esforço valeu a pena”, afirma um dos participantes, Ricardo Gitti, 21 anos.

A última tarefa será apresentar proposta de buraco negro supersônico. De acordo com os estudantes, há chance de vitória. “Temos chances reais de ganhar. O Brasil tem capacidade incrível de superar os diversos problemas além da Física. Somos tão bons quanto os europeus”, comenta Lucas Maia, 23.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;