Cultura & Lazer Titulo Da Reflexão à Criação
Montagem faz retrospectiva da obra de Carlos Scliar
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
08/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dos mestres da arte brasileira, o gaúcho Carlos Scliar (1920-2001) dedicou a vida à construção de iconografia nacional. Gravuras, desenhos e pinturas, que representam tanto a participação política e social em defesa dos ideais democráticos quanto o encantamento com as pequenas histórias vivenciadas no cotidiano, integram a mostra "Da Reflexão à Criação", que ocupará a Caixa Cultural São Paulo.

Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a exposição apresenta panorama da obra gráfica produzida ao longo de seis décadas. Filho de imigrantes, Carlos Scliar teve destaque na vida intelectual da capital gaúcha graças à sólida formação e à precoce sintonia com os anseios do mundo surgido após a revolução de 1917. Diferentemente dos artistas brasileiros, cuja referência era a França, Scliar se baseava em obras alemãs para a construção da estética modernista.

O objetivo da mostra é permitir o reencontro do público paulista com este mestre da arte brasileira. Os trabalhos selecionados para a exposição, que integram o patrimônio cultural brasileiro, contemplam desde as primeiras gravuras, criadas na década de 1940, até o álbum sobre o Descobrimento do Brasil, obra final e definitiva de Carlos Scliar. Em qualquer técnica utilizada, independentemente do período, ele é considerado, pelo curador, como o artista do método e da métrica.


Carlos Scliar, Da Reflexão à Criação Exposição. Abertura na quarta-feira. Na Caixa Cultural São Paulo - Avenida Paulista, 2.083, São Paulo. Tel.: 3321-4400. Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 21h; aos domingos e feriados, das 10h às 21h. Entrada franca. Até 8 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;