Cultura & Lazer Titulo Imbróglio
À espera de ajuda

Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, ainda aguarda por reforma

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
25/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Enquanto o secretário de Cultura de São Caetano, João Manoel da Costa Neto (PSDB), falta à conferência destinada a discutir projetos e o futuro da área na cidade para participar de cruzeiro, temas como a urgente reforma do Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho e tantos outros ficam parados em escaninhos da Pasta à espera de suas decisões e orientações.

No caso do teatro, um dos mais importantes aparelhos públicos culturais da região, a última reforma importante foi realizada em 1999 – deveria ter tido outra em 2014, que nunca aconteceu. Não por acaso, vive às voltas com problemas estruturais e à espera da revitalização, que poderá marcar o ano em que completará seu cinquentenário, a ser comemorado em novembro.

O Diário, após receber, em 2017, denúncias sobre os diversos problemas que o espaço estava apresentando – como forte infiltração que faz cair água na plateia em dias de chuva e piso do palco em mau estado, com buraco, entre outras coisas –, fez diversos pedidos para visitar o local. Todos foram negados – por incompatibilidade de agendas, segundo a Prefeitura, à época.

No entanto, a equipe de reportagem foi ao teatro no dia 29 de novembro, por ocasião de um espetáculo da Cia Cisne Negro de Dança, e constatou diversos problemas. Entre eles, falta de sinalização de emergência no piso de borracha, que também está sem cuidado, tacos soltos no piso da plateia, falta de sinalização de saída de emergência, sistema de áudio comprometido, inclusive durante fala do secretário de Cultura.

Isso sem contar os fios passando por debaixo das poltronas, lâmpadas apagadas na hora da entrada e também da saída do público – e o que se usava para iluminar era, além das luzes cênicas, refletores que batem a luz no teto branco para ‘tentar’ causar algum efeito. Fios passavam ao lado das cadeiras. Até uma barata morta estava ao lado da poltrona onde sentou a reportagem.

Na ocasião, questionada pelo Diário para a reportagem que foi publicada no dia 16 de dezembro, a Prefeitura informou, por meio de nota, que havia encomendado à Secretaria de Obras e Habitação projetos para ampla reforma dos telhados e revisão elétrica geral. “Além disso, um projeto de revitalização já está em estudo. Destacamos que, em janeiro, a pauta do teatro está suspensa, possibilitando os estudos dos projetos de revitalização e obras de manutenção necessárias.”

Nesta semana, a equipe de reportagem cobrou novamente João Manoel – que não compareceu à 4ª Conferência Municipal de Cultura de São Caetano, no último sábado. Em nota, ele diz que sua secretaria demandou a obra e agora a parte técnica está na Secretaria de Obras e Habitação.

No mesmo texto, a Secretaria de Obras e Habitação informa que em janeiro foram feitos pequenos reparos em camarins, banheiros e pintura geral. Diz ainda, sobre a reforma do teatro, que está em fase de conclusão dos projetos e sem data prevista para iniciar a licitação.

Entre as mudanças que o projeto em estudo prevê estão revisão elétrica completa, com substituição de fiação, luminárias, luminárias cênicas e troca de todo o telhado, entre outros pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;