Cultura & Lazer Titulo
Secretaria da Cultura de SP mantém orçamento de 98
Do Diário do Grande ABC
30/03/1999 | 16:17
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Cultura de Sao Paulo vai disponibilizar este ano os mesmos R$ 6,5 milhoes de 1998 para o setor de formaçao cultural, apesar de o governo ter reduzido o seu orçamento em 10% em comparaçao ao ano passado. A informaçao é do diretor do Departamento de Formaçao Cultural da secretaria, Antônio Carlos de Moraes Sartini. Na prática, com a mesma verba, o departamento vai conseguir oferecer neste primeiro semestre 12 mil vagas nas suas 12 oficinas culturais na capital e no interior.

Há duas semanas estao abertas as inscriçoes para as oficinas de moda, teatro, cinema, música, circo, fotografia, design, história em quadrinhos, grafite e preservaçao da memória cultural. Além das oficinas, estao abertas também as inscriçoes para a Estaçao Especial da Lapa (Rua. Guaicurus, 1.274, tel. 3873-6760), dirigida à formaçao cultural de deficientes físicos e mentais, com capacidade para mil alunos. Todas as oficinas sao gratuitas.

"As oficinas oferecem cursos, palestras, seminários, apresentam mostras de cinema e vídeo e tudo mais que seja destinado ao aprendizado", explica Sartini. "Além de trabalhar a questao social, as oficinas desenvolvem nos alunos a noçao de cidadania e o espírito crítico em relaçao à arte".

A novidade este ano fica por conta das oficinas externas ministradas em empresas, igrejas, escolas e espaços comunitários. As atividades podem ser de curta, média e longa duraçao e, de acordo com seu programa, pode resultar na montagem de espetáculos, em apresentaçoes e exposiçoes. Outro destaque é o projeto "Agora É a Vez do Circo", com 2 mil vagas oferecidas na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi para o aprendizado das atividades circenses.

As oficinas sao periódicas, divididas em blocos de aproximadamente três meses. Em junho devem ser oferecidas mais 15 mil vagas. As oficinas culturais foram criadas em 1986. Nos primeiros oito anos, foram abertas 160 mil vagas para 5.600 atividades. De 95 a 98 foram oferecidas 177 mil vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;