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CPTM analisa modelo de trem expresso que atenda Mauá

Nario Barbosa/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Reivindicação de usuários da cidade e promessa antiga do Estado segue em estudo; não há prazos


Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC

28/02/2018 | 07:00


 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reiterou ontem que está descartada a extensão do trajeto do Expresso Linha 10 – hoje feito entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí em nove minutos – até o município de Mauá, conforme reivindicam passageiros da cidade. No entanto, para atender à demanda de usuários mauaenses, o Estado admite analisar a retomada do Expresso ABC, modelo de viagem rápida anunciado há pelo menos 17 anos e que previa seis pontos de parada – Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Brás e Luz – em apenas 12 minutos.

“O projeto Expresso ABC foi incorporado à MIP (Manifestação de Interesse Privado) do Trem Intercidades, que se encontra em estudo no Conselho Gestor das PPPs (Parcerias Público-Privadas)”, informou a CPTM em nota. Não existe, entretanto, prazo para o término da análise nem detalhamento sobre as alterações necessárias no projeto.

Conforme a companhia, embora na época do lançamento do Expresso Linha 10 tenha sido cogitada a extensão do trajeto até Mauá, a ação não é possível, tendo em vista a ausência de via exclusiva para atender à composição rápida entre as estações Mauá e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Além disso, o tempo de viagem, que hoje é um dos pontos elogiados pelos usuários, poderia ser comprometido com a ampliação do serviço.

A CPTM esclarece que o Expresso Linha 10 “não é uma alteração do projeto Expresso ABC, mas sim serviço criado para atender à alta demanda das estações Santo André e São Caetano com destino à Estação Tamanduateí, integrada ao Metrô, nos períodos da manhã e da tarde”.

Para usuários de Mauá, no entanto, a justificativa da companhia estadual não condiz com a realidade. “Não acho justo criarem sistema expresso que não beneficie passageiros de uma cidade que carece de infraestrutura e tem alta demanda”, afirma o auxiliar administrativo Rubens Lima, 28 anos. O discurso é o mesmo da auxiliar de serviços gerais Ana Maria de Luz, 49. “O serviço deveria atender os que mais precisam.”

Conforme relatório mais recente da CPTM, a demanda de passageiros em Mauá é a segunda maior da região, com média de 51 mil usuários por dia. Em Santo André, 58 mil pessoas utilizam o sistema de transporte público sobre trilhos. Já em São Caetano, circulam 31,2 mil indivíduos diariamente.

Lançado no fim de 2016, o Expresso Linha 10 liga as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, na Capital, com apenas uma parada, em São Caetano, em trajeto que demora em média nove minutos. O serviço funciona das 6h às 9h30 e, à tarde, das 16h às 19h30. As partidas têm intervalo médio de 30 minutos.

 

Deputado estadual pede ao governador análise do projeto de prolongamento

Deputado estadual pelo Psol, Carlos Giannazi fez, na semana passada, indicação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para prolongamento do trajeto de trens do Expresso Linha 10 até Mauá.

“A indicação foi fruto de demanda da comunidade local, que sofre com a ausência de transporte público sobre trilhos e exige solução para o problema da mobilidade, que afeta o seu dia a dia em coisas tão básicas como ir ao trabalho, por exemplo”, explica o parlamentar.

Segundo Giannazi, o objetivo é que o Executivo analise a viabilidade e tome as providências para a execução da proposta e atenda à demanda da população. “Vou solicitar reunião com o presidente da CPTM e, em breve, organizaremos audiência pública na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para pressionar o governo a atender com urgência a demanda da região”, diz.

Em nota, a CPTM destacou que recebeu a indicação do deputado e “responderá diretamente ao parlamentar”.

 



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