Economia Titulo
Fiergs: mudança na direçao do BC é fator de inquietaçao
Do Diário do Grande ABC
02/02/1999 | 13:10
Compartilhar notícia


O presidente da Federaçao das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Dagoberto Lima Godoy, disse nesta terça que a nova mudança na direçao do Banco Central, com a saída do presidente Francisco Lopes, é "mais um fator de inquietaçao" para o mercado. Na opiniao dele o governo federal deve divulgar o "mais rapidamente possível a sua estratégia de intervençao que compatibilize o princípio de flutuaçao do câmbio com o necessário papel regulatório do Banco Central".

De acordo com o empresário, o liberalismo econômico nao anula o "papel regulador" do BC, que deve ter "mecanismos para coibir distorçoes especulativas".. É nesta discussao, segundo ele, que "talvez tenha surgido a opçao do governo por um novo operador para o Banco Central".

A indicaçao de Armínio Fraga Neto, para o presidente da Fiergs, representa mais um gesto na direçao que está sendo esboçado na "nova fase do Real", baseada no câmbio flutuante e mais afinada com o mercado internacional. "Ele tem uma experiência importantíssima para o País, já que a crise brasileira está ligada à crise do sistema financeiro internacional".

Godoy refuta, porém, qualquer especulaçao de que a saída de Francisco Lopes estaria ligada a recomendaçoes do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Isto é botar mais lenha na fogueira", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;