Internacional Titulo
Guerrilheiros das Farc entregam armas e avião ao governo
Da AFP
07/03/2006 | 23:06
Compartilhar notícia


Um grupo de 70 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) depôs as armas nesta terça-feira no departamento de Tolima, entregando dezenas de fuzis e até um avião, revelou o governo.

"Entregaram 63 armas e um avião Aerocomander. Informaram que o aparelho foi obtido pelas Farc na época da zona desmilitarizada (área de 42 mil km2 estabelecida durante o processo de paz com o governo de Andrés Pastrana) e fazia parte da logística para a tomada terrorista do poder", disse o presidente Alvaro Uribe.

A deposição das armas da chamada Companhia Gaitana foi realizada em uma aldeia do município de Alvarado (200 km a sudoeste de Bogotá), com a presença do Alto Comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, e do comandante do Exército, general Mario Montoya.

"Este grupo de homens das Farc que hoje deixa as armas para aderir à sociedade civil faz renascer a esperança e nos permite reafirmar que os caminhos do diálogo e da paz estão abertos", declarou Restrepo aos jornalistas.

Os rebeldes da Companhia Gaitana aderiram a um programa oficial de reinserção pelo qual obterão perdão e auxílio econômico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;