Cultura & Lazer Titulo
Grammy faz 50 anos com Kanye, mas sem Amy
Da AFP
09/02/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


O Grammy celebra amanhã 50 anos premiando os melhores da música norte-americana em 2007, entre os quais se destacam o rapper Kanye West e a cantora britânica Amy Winehouse, a quem os Estados Unidos negaram visto para assistir a festa em Los Angeles. A premiação será transmitida ao vivo pelo Sony Entertainment Television a partir das 23h. O E! Entertainment exibe a chegada dos artistas ao tapete vermelho, às 20h.

Os brasileiros Gilberto Gil (Gil Luminoso), Céu (Céu) e Bebel Gilberto (Momento) estão na categoria Disco de World Music com as cantoras Angelique Kidjo (Djin Djin), do Benin e Loreena McKennitt (An Ancient Muse), do Canadá.

West, com oito, e Winehouse, com seis, lideram o número de indicações para os Grammy deste ano. A agência que representa a bad girl do rock-blues divulgou nota explicando a ausência. “Infelizmente, seu pedido de visto para os Estados Unidos foi rejeitado pela embaixada norte-americana de Londres”, diz.

Winehouse, que fez sucesso com Rehab e o refrão que diz “não, não e não” à idéia de se internar num centro de desintoxicação, está, paradoxalmente, fazendo tratamento em função do vício por crack, entre outras drogas.

A outra estrela de domingo, Kanye West, 30 anos, foi indicado na categoria Álbum do Ano por seu terceiro CD, Graduation, enquanto que Winehouse será sua principal adversária na mesma categoria com Back to Black.

A inglesa compete também na categoria mais prestigiosa do Grammy, o de Gravação do Ano, com Rehab, junto com Beyoncé (Irreplaceable), Foo Fighters (The Pretender), Rihanna com Jay-Z (Umbrella) e Justin Timberlake (What Goes Around.. Comes Around).

Rehab e Umbrella também competem como Canção do Ano, prêmio que recompensa o autor, junto com Before He Cheats, de Carrie Underwood, Hey There Delilah, de Plain White T's e Like a Star, de Corinne Bailey Rae.

Winehouse também foi indicada na categoria de Artista Revelação, junto com Taylor Swift, Paramore, Ledisi e Feist.

Os veteranos não foram esquecidos nas indicações, como o jazzista Herbie Hancock, o ex-Beatle Paul McCartney, os roqueiros do Bon Jovi e o sexagenário Ozzy Osbourne.

Também Bruce Springsteen foi indicado na categoria de melhor álbum de rock, com seu Magic, competindo, entre outros, com o ex-Creedence Clearwater Revival, John Fogerty (Revival), e Echoes, Silence, Patience and Grace, dos Foo Fighters.

Na categoria de melhor álbum de rap, Graduation, de Kanye West, tentará se impor a Finding Forever, de Common, Hip Hop is Dead, de Nas, T.I vs T.I.P, de T.I., e Kingdom Come, de Jay-Z.

Curiosamente, uma das categorias ‘menores’ vai chamar muita atenção este ano: a de melhor disco falado, onde competem três ilustres políticos democratas: o pré-candidato Barack Obama e os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter.

A 50ª Edição dos Prêmio Grammy entregará o cobiçado Gramofone de Ouro a variadas 110 categorias: da música clássica ao heavy metal, passando pela polca e música cristã.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;