Política Titulo
Meirelles parece pré-candidato à presidência da Febraban, dizem prefeitos a Maia
07/02/2018 | 14:19
Compartilhar notícia


Ainda sem ter anunciado a decisão sobre se será ou não pré-candidato à Presidência da República, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, parece já ter perdido palanque em alguns municípios - Palmas, no Tocantins, por exemplo. Prefeitos insatisfeitos com a decisão da Caixa Econômica Federal de suspender empréstimos a governos estaduais e prefeituras reclamaram de Meirelles ao também possível candidato à Presidência, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"A gente vê a atitude do ministro Meirelles. Não parece que ele é possível candidato à Presidência da República, mas parece pré-candidato à presidência da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ele só atende ao interesse dos grandes bancos particulares em detrimento da Caixa que faz uma operação superavitária e que a gente precisa mais do que nunca", reclamou o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), após reunião com Maia.

Reclamação feita, Rodrigo Maia prometeu aos prefeitos tratar do tema diretamente com o presidente da República, Michel Temer, em reunião ainda nesta quarta-feira. "Para que o presidente entenda o que aconteceu e que não existe nenhum motivo para isso", disse Amastha que foi acompanhado de outros prefeitos. "Não é possível que processos de financiamentos já aprovados sejam suspensos por uma mudança de regra".

Questionado sobre o eventual impacto negativo dessas medidas que prejudicaram prefeitos em eventual candidatura Meirelles, o prefeito de Palmas foi direto. "É indiscutível. É impossível se fazer política sem olhar também para os aspectos sociais e econômicos do desenvolvimento do País", disse.

Amastha reconhece que a situação fiscal do Brasil requer medidas e afirmou que concorda com a mudança de regra de avaliação da capacidade de pagamento dos municípios adotada pelo Tesouro Nacional. "Concordamos, mas exigimos uma regra de transição", pediu.

"Mas pior ainda é o que aconteceu com a Caixa. Não estamos falando em receber dinheiro a fundo perdido. Estamos falando em empréstimos que têm garantia e que têm o compromisso com os pagamentos", disse. "A decisão de suspender empréstimos da Caixa demonstra total falta de sensibilidade das autoridades políticas do País."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;