Política Titulo
Tucanos da região torcem o nariz
Flávia Braz
Do Diário do Grande ABC
15/01/2007 | 23:21
Compartilhar notícia


O apoio do PSDB ao deputado Arlindo Chinaglia (PT), candidato à presidência da Câmara, não é vista com bons olhos pela maioria dos tucanos do Grande ABC. Para eles, a articulação em prol de uma candidatura própria seria a melhor alternativa para a legenda.

“Enquanto PSDB, não me sinto bem em fazer nenhum tipo de apoio na esfera federal com o PT, principalmente tendo em vista tudo que aconteceu nessa última legislatura. Esse novo mandato deveria começar melhor, com mais seriedade, mais ética”, reclama o deputado estadual Orlando Morando (São Bernardo).

O descontentamento, embora com menor intensidade, também está na declaração de José Augusto Ramos (Diadema), que em março passa a ocupar uma cadeira no Legislativo estadual. “É uma questão interna do partido, tenho ressalvas quanto a decisão, mas não vou fazer críticas. Vamos esperar o que acontece”, diz, referindo-se ao encontro da Executiva do PSDB proposto pelo presidente da sigla, o senador Tasso Jereissati (CE), ainda não marcado.

O descontentamento também está na esfera da política municipal. Para a grande maioria dos vereadores tucanos do Grande ABC, o apoio a Chinaglia foi precipitado.

“O PSDB não pode perder as chances que a história nos dá de mostrarmos que somos diferentes do governo que está aí”, reclama o vereador Paulinho Serra (Santo André).

A exceção é Marcos Medeiros (Santo André) e Carlos Polisel (Mauá), que apóiam a decisão da legenda. “Não sei os bastidores de como isso aconteceu, mas foi uma medida da Executiva nacional. Não vejo isso com maus olhos”, pondera o vereador andreense.

Há quem opte por uma oposição mais ferrenha. É o caso do vereador Airton Biscaro (Santo André). “É preferível apoiar uma candidatura que possa perder do que se aliar ao PT. Poderia tentar a terceira via. Não me sinto bem em ver meu partido apoiando o Chinaglia.”

Em São Caetano, o único parlamentar da bancada tucana, Joel Fontes, também rechaça o apoio. “Não tem razão. Um apoio que parte do PSDB que sempre brigou politicamente com o PT. Isso desgasta a imagem do partido.”

O tucano Laurentino Hilário (São Bernardo)defende uma discussão mais ampla dentro da sigla.

CONTRAPONTO
Líderes regionais do PT sinalizam positivamente à adesão da oposição. “Se existe uma ala que está apoiando, significa que o PSDB não está fechado em torno de fazer uma oposição sistemática ao governo Lula.

Isso significa governabilidade mais tranqüila”, resume a coordenadora da macrorregião do PT no Grande ABC, Maria Inês Soares, ex-prefeita de Ribeirão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;