Internacional Titulo
Guarda de elite de Saddam se desloca para o sul de Bagdá
Do Diário OnLine
26/03/2003 | 18:10
Compartilhar notícia


Um grande número de soldados da Guarda Republicana do Iraque está se deslocando para o Sul de Bagdá, possivelmente ao encontro das tropas americanas que lutam na região de Nassiriyah, segundo informações do site da rede britânica BBC e da americana CNN.

Segundo fontes americanas, o deslocamento das tropas está sendo monitorado por radares britânicos e pode indicar uma mudança na estratégia de guerra. Até agora, as tropas de elite do presidente iraquiano Saddam Hussein estavam concentradas em Bagdá.

Cerca de mil veículos, que transportariam três mil soldados, estariam viajando para o sul do Iraque. Ao mesmo tempo, outros dois mil soldados da Guarda Republicana estariam posicionados estrategicamente em outras localidades da região.

Ainda de acordo com a CNN, aviões da coalizão chegaram a atacar, nesta quarta, um comboio de veículos iraquianos que deixou a cidade de Basra e se dirigia para o sudeste do país, em direção à península de Faw.

Resistência - A força dos grupos paramilitares iraquianos, dispostos a defender o governo de Saddam até a morte, também representa uma ameaça às tropas aliadas. Os guerrilheiros da rede Saddam Fedayeen, aliados à membros do partido Baath e outras forças de segurança, estariam lançando diversos ataques às forças americanas e britânicas, que subestimaram sua capacidade de ação.

Segundo um correspondente da TV CNN, os guerrilheiros estariam usando táticas não convencionais para atacar as tropas, como atentados suicidas. Ainda não se sabe se os ataques são espontâneos ou determinados por Saddam Hussein.

Os soldados americanos que atravessaram o rio Eufrates rumo a Bagdá continuam perto de Nassiriyah, ao sul do território iraquiano, já que encontraram resistência em Ash Shatrah, 40 quilômetros ao norte da cidade, e enfrentam uma forte tempestade de areia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;