Em 1920, foi morar em Paris para estudar na Académie Julian, a mesma que frequentaram Jean Arp, Pierre Bonnard, Louise Bourgeois, André Derain, Jean Dubuffet e Marcel Duchamp.
Quando os paulistas realizaram a Semana de 22, ela estava participando do salão da Société des Artistes Français no Grand Palais des Champs-Elysées.
Jean Patou e Paul Poiret, dois dos mais famosos costureiros franceses na época, criaram vestidos para ela. No poema Atelier, de 1925, transcrito abaixo, Oswald de Andrade a identificou como "caipirinha vestida por Poiret". O epíteto ajudou a firmar a persona de mulher cosmopolita para a artista que pintou Abaporu, o grande símbolo do antropofagismo brasileiro.
Caipirinha vestida por Poiret
A preguiça paulista reside nos teus olhos
Que não viram Paris nem Piccadilly
Nem as exclamações dos homens
Em Sevilha
À tua passagem entre brincos
Locomotivas e bichos nacionais
Geometrizam as atmosferas nítidas
Congonhas descora sob o pálio
Das procissões de Minas
A verdura do azul klaxon
Cortada
Sobre a poeira vermelha
Arranha-céus
Fords
Viadutos
Um cheiro de café
No silêncio emoldurado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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