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Empresa quer expandir modelo logístico da VW
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
04/11/2004 | 10:30
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O modelo adotado pelo CD da Volkswagen (Centro de Distribuição de Peças e Acessórios), em Vinhedo, região da Grande Campinas, poderá ser exportado para outras montadoras do país. O contrato de terceirização de logística entre a Volks e Selpa Serviços Logísticos (empresa do Grupo Transportadora do Grande ABC) - em vigor desde setembro - já se reflete de forma positiva para a Selpa. O diretor da empresa, José Roberto Moreira da Cunha, informou nesta quarta que a parceria com a montadora de São Bernardo abriu caminho para novos contratos com outras companhias.

Segundo ele, a Selpa negocia nos últimos meses com várias empresas do setor de autopeças. "Esse aumento do consumo interno e a explosão das exportações transformou praticamente todas as montadoras do país em potenciais clientes nossos", disse Cunha. "Em breve, poderemos anunciar novos clientes do setor."

O diretor da operadora logística, no entanto, não divulgou detalhes das negociações nem quais são as montadoras na pauta de discussões, mas garantiu que serão contratos "muito bons". "Além das grandes marcas do mercado, temos conversações em andamento com pequenos distribuidores e fabricantes de peças", acrescentou.

O segredo do crescimento dos negócios da Selpa no mercado de autopeças, na avaliação de Cunha, é a especialização das operações logísticas. "Separar os métodos de atuação de acordo com o produto é fundamental para que o trabalho seja bem-feito. Foi o que fizemos. Essa metodologia traz benefícios tanto para a operadora quanto para a montadora."

O custo da construção de novos centros de distribuição e contratação de funcionários não deverão impedir o crescimento dos negócios da Selpa, de acordo com o diretor da empresa. Os projeções de faturamento respondem o porquê. A Central de Vinhedo vai faturar R$ 620 milhões por ano, segundo expectativa da empresa.

"Apostamos que a situação fique ainda melhor no próximo ano, o deverá refletir diretamente nos nossos negócios, já que tudo que se refere a autopeças deverá passar pelos nossos centros de distribuição", finalizou Cunha.

Vantagens - O diretor de peças e acessórios da Volks do Brasil, Luc Billiet, afirmou que a escolha de Vinhedo para ser sede do centro de distribuição se deveu à boa localização, próxima do acesso à rodovia Anhanguera, Rodoanel e ao aeroporto de Viracopos. Ele garante que a infra-estrutura local e a parceria com a Prefeitura do município proporcionou incentivos fiscais - parte dos impostos arrecadados é devolvido para pagamento da terraplenagem, valor do terreno e aluguel durante os próximos cinco anos.

O antigo centro de distribuição de São Bernardo tinha 100 mil m² de construção em dois andares e dez docas. O que está em funcionamento ocupa um único piso e tem 60 docas, o que facilita a operação, segundo Billiet, que destaca que, com essas vantagens, é possível ter economia de 10% a 20% na operação logística.

Selpa - Formada pela associação entre a Jecap (que pertence à Transportadora Grande ABC) e a Schnellecke, a Selpa é responsável por operar o maior centro de distribuição de peças da América Latina. O local recebeu tecnologia de ponta, como sistemas de códigos de barra e de rádio-chamada para fazer a leitura de pedidos automaticamente. As técnicas de administração de recursos seguem os modelos americanos e alemães.

A Jecap operava para a Volks o centro de distribuição de peças originais do Polo, localizado no bairro da Paulicéia, em área de 20 mil metros quadrados em São Bernardo. "Foi um balão de ensaio para o novo armazém", disse Cunha.




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