Cultura & Lazer Titulo
Microsoft cria Programa de Recompensas Antivírus
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
10/11/2003 | 23:30
Compartilhar notícia


A Microsoft saiu à caça dos criadores de pragas virtuais ao lançar na última semana o Programa de Recompensas Antivírus que possui fundo inicial de US$ 5 milhões. O objetivo da empresa de Bill Gates é auxiliar as agências mundiais de inteligência e segurança a identificar e levar à justiça os responsáveis pela criação e distribuição de vírus, worms e outros tipos de códigos prejudiciais pela Internet.

Há gratificações iniciais de US$ 250 mil por pistas que levem aos autores originais dos programas MSBlast e Sobig, que infectaram usuários da Internet este ano. “Aqueles que lançam vírus na Internet são sabotadores do ciberespaço”, disse Brad Smith, vice-presidente sênior e conselheiro geral da Microsoft. “Estamos empenhados em erradicar o comportamento criminoso que causa esse problema. Esses não são apenas crimes da Internet, virtuais ou cibernéticos. São crimes reais, que afetam muita gente”, disse.

Representantes do FBI (Federal Bureau of Investigation, polícia federal dos Estados Unidos), do Serviço Secreto Norte-americano e da Interpol participaram do lançamento do programa de recompensas da Microsoft. De acordo com Keith Lourdeau, diretor-assistente em exercício da divisão cibernética do FBI, a distribuição de vírus e worms está longe de ser um crime desprovido de vítimas. “Esses ataques à Internet custam milhões de dólares a empresas em todo o mundo, até bilhões, segundo algumas estimativas, além de causar danos aos usuários. Pretendemos perseguir veementemente os agentes desses crimes e contamos com a ajuda adicional de empresas e dos governos na identificação desses indivíduos”, disse.

De acordo com a Microsoft, pelo fato de a questão comprometer os usuários de Internet como um todo, o pagamento da recompensa se aplica a pessoas residentes em qualquer país, de acordo com as legislações locais. A Microsoft anunciou que dará recompensa em dinheiro para qualquer informação que resulte na condenação e prisão de disseminadores de vírus.

As pessoas que tiverem qualquer informação sobre os worms MSBlast, Sobig ou sobre qualquer outra ameaça virtual na Web podem entrar em contato com a Interpol (www.interpol.int). Nos Estados Unidos, a central de reclamações de fraudes pela Internet está hospedada no site www.ifccfbi.gov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;