Cultura & Lazer Titulo
‘Tainá’ é boa pedida no início das férias
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
30/06/2001 | 17:08
Compartilhar notícia


Uma boa pedida para que os pais consigam 90 minutos de paz diante da zorra mirim que se instala com as férias escolares é o filme Tainá – Uma Aventura na Amazônia, que estreou sexta-feira passada em três salas do Grande ABC e em São Paulo. A produção nacional chega às telas em plena concorrência com Atlantis, o novo produto da poderosa Disney, e com Shrek, animação computadorizada cuja sátira atinge as obras dos Irmãos Grimm e tudo quanto é conto de fadas.

A fita é dirigida a quatro mãos, por Sérgio Bloch e Tânia Lamarca, que acertou depois da estréia pouco inspirada com Buena Sorte. A centelha mais brilhante, no entanto, gravita em torno da atuação da pequenina Eunice Baía, cujo trabalho foi lapidado por Fátima Toledo, a mesma preparadora de elenco que fez convincentes as atuações dos protagonistas de Central do Brasil e Pixote – A Lei do Mais Fraco.

Eunice vive o personagem-título com graça. Na história, ela defende a vida de Catú, macaco perseguido por uma dupla de contrabandistas de animais contratada por uma cientista que faz experiências com mamíferos. A trama tem como pano de fundo o verdejante cenário da Amazônia, captado pela fotografia de Marcelo Corpanni e que parece repetir em película os magistrais registros da natureza já feitos por fotógrafos como Araquém Alcântara e Pedro Martinelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;