Esportes Titulo
Regionalização marca disputa da Liga
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
12/05/2011 | 07:21
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Um campeonato nacional, mas que só tem representantes de três Estados. Essa é a Liga Feminina de Handebol, que começa hoje com sete times, um a menos que na temporada passada. Metodista/São Bernardo e AD Santo André, por São Paulo, Concórdia, Itapema e Blumenau, representando Santa Catarina, além de Novo Hamburgo e Caxias do Sul, defendendo o Rio Grande do Sul, estão na disputa.

O principal jogo da rodada de abertura é entre Santo André e Concórdia, que se enfrentam às 19h, em Santa Catarina. Ainda hoje, o Caxias recebe o Itapema às 20h, no Rio Grande do Sul e às 21h, o Novo Hamburgo pega, em casa, o Blumenau. A Metodista, atual pentacampeã, está de folga.

Considerado uma das principais forças da competição, Santo André terá parada dura logo na estreia. "Começar contra Concórdia (semifinalista em 2010) é interessante, já que ficamos duas posições atrás deles na classificação do ano passado. Esse será jogo em que o sistema defensivo será o ponto forte, pois essas são características marcantes", comenta o técnico andreense Rubens Piazza, que se prepara desde março para a disputa.

No ano passado, as equipes se enfrentaram duas vezes com os mandantes levando vantagem, o que projeta disputa bem equilibrada. O problema é que Santo André, nesta temporada, não terá Rosária, destaque em 2010.

Além dos jogos da Liga Nacional, Santo André, assim como São Bernardo, está envolvido com a disputa do recém-iniciado Campeonato Paulista. O time andreense estreou sábado pelo Estadual, com vitória bastante tranquila diante do São José (31 a 20). "Trabalhamos preocupados com a parte física, principalmente com o volume de jogo, já que ficaremos em duas competições ao mesmo tempo. O Paulista, que se alongou um pouco mais do que era esperado, e a Liga, que será disputada ao longo do ano", explica Piazza.

Nos mesmos moldes da última temporada, a Liga Nacional será disputada em turno e returno, com jogos de ida e volta e com todos jogando contra todos. Passam para as semifinais os quatro primeiros colocados. A fase de classificação está prevista para terminar dia 3 de setembro, quando serão iniciadas as decisões. Já a disputa entre os homens está prevista para começar em junho.

Ex-Metodista supervisiona projeto na base

Após 13 anos servindo a Metodista/São Bernardo, o ex-jogador Daniel Suarez, o Cubano, agora emprega sua experiência na formação de novos talentos no handebol feminino. Desde o início do ano, o treinador comanda as categorias de base do Centro Olímpico de Treinamento de São Paulo, onde forma atletas e depois encaminha para clubes que disputam a Liga Nacional.

O projeto é financiado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Capital. "Sou supervisor. Acompanho todas as fase de formação da atletas, e quando sentimos que eles estão prontos, encaminhamos para clubes como São Caetano e Pinheiros", conta Cubano.

O projeto não tem nenhuma relação com a Confederação Brasileira. "É como se fosse um clube, mas não disputamos a categoria adulta, e sim torneios de base. A intenção é formar novos talentos para o handebol feminino. Esse trabalho me enche de satisfação", comenta o técnico.

Em 2007, quando ainda era treinador da equipe masculina de São Bernardo, Cubano coordenou projeto similar. Na ocasião, ele formou uma espécie de escolinha no município no projeto denominado Mãos Solidárias. "Sempre gostei de trabalhar na formação dos atletas, pois é uma fase onde é possível corrigir as deficiências", conclui Cubano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;