Cultura & Lazer Titulo
Instinto animal
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/06/2011 | 07:08
Compartilhar notícia
Divulgação


O instinto e a sensibilidade para a arte são o que movimentam a vida de Odirlei Regazzo. O colorista andreense não se preocupa muito com a forma com que transmite seus pensamentos nas obras que produz. Parte dessas ideias agora é apresentada ao público com a exposição 'Fabulosa Fauna', que abre hoje à noite, a partir das 19h, no Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, em Santo André. Com entrada franca, a mostra fica aberta à visitação até o dia 29.

A atração traz ilustrações que originam a representação dos mais diferentes animais. "Meu trabalho é figurativo. Desenho animais, mas eles não representam somente o que são", explica Regazzo, que não deu título a suas pinturas. "Gosto de ver as pessoas tendo suas próprias leituras do que estão observando." Então, ao observador, cuidado ao imaginar que uma ave é somente uma ave ou pensar que um inseto seja realmente um determinado tipo de inseto.

O acervo foi sendo produzido em sua casa há algum tempo até que decidiu elaborar a exposição. Cerca de 30 obras foram escolhidas, entre elas desenhos feitos em nanquim e pinturas acrílicas e em látex.

A escolha da fauna para o tema parece ser natural, uma vez que a necessidade de expor seus pensamentos é instintiva. "O animal tem esse instinto diferente do ser humano, como se agisse fora da razão. Meu trabalho é direto e tento trazer essa sensação de simplicidade", diz o andreense.

Como iniciou a carreira com o grafite, o artista plástico tenta trazer para o museu um pouco do universo das ruas. "É um espaço reservado que pede outro tipo de sensibilidade. Venho de uma arte urbana e trago nas obras algumas características das ruas." É possível ver interferência em alguns trabalhos um pouco mais ‘machucados' e com moldes quebrados encontrados nas ruas pelo autor.

Uma das partes mais curiosas da mostra conta com desenhos feitos por Regazzo dentro de um ônibus. Segundo ele, a ligação direta da movimentação dos carros no trânsito representa como a urbanização faz parte de nossas vidas naturalmente.

A busca pela naturalidade iniciada pelo colorista acaba por gerar o que ele chama de "uma sedutora sensação do simples".

Fabulosa Fauna - Exposição. No Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa - Rua Senador Flaquer, 470. Tel.: 4438-9111. 2ª a 6ª, das 8h30 às 16h30; sáb., das 9h às 14h30. Grátis. Até dia 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;