Política Titulo
Voto de deputado Jairo Carneiro pode definir cassação de Jefferson
Do Diário OnLine
Com Agências
27/08/2005 | 13:49
Compartilhar notícia



As investigações sobre as denúncias de compra de votos, uso de ‘caixa 2’ em campanhas e repasse de dinheiro não declarado a partidos políticos poderão levar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara a aprovar, na próxima semana, a cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Na segunda-feira, às 18h30, o Conselho de Ética vai se reunir para a leitura do voto do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) sobre o processo que pede a cassação de Roberto Jefferson, autor das denúncias do ‘mensalão’. O voto de Carneiro está lacrado dentro de um cofre no Conselho e só será aberto na reunião de segunda-feira. Só após a abertura do voto é que se saberá se Carneiro propôs ou não a cassação de Jefferson.

A reunião de segunda foi convocada pelo presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), para discussão e votação do pedido de cassação de Jefferson. No entanto, a decisão sobre a cassação poderá ser transferida para a manhã de quinta-feira, caso algum membro do Conselho peça vistas da matéria.

Na reunião de segunda-feira, após a leitura do parecer, o próprio Roberto Jefferson ou seus advogados constituídos poderão fazer uso da palavra por 20 minutos, prorrogáveis, para a defesa das acusações feitas pelo PL na representação que pede a cassação do mandato do deputado.

O deputado Ricardo Izar disse que tão logo o Conselho decida sobre o processo contra Roberto Jefferson, ele encaminhará o parecer à Mesa Diretora da Câmara, que levará a matéria à votação no Plenário. A decisão final sobre a cassação de Jefferson será da Câmara, em votação secreta. Para o deputado ser cassado e perder seus direitos políticos pelos próximos nove anos e meio (oito anos, mais o restante do mandato), são necessários os votos favoráveis à cassação de pelo menos 257 deputados, metade mais um dos 513.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;