Esportes Titulo
Hakkinen larga na pole no GP da Espanha
Flavio Gomes
De Barcelona
29/05/1999 | 20:51
Compartilhar notícia


Pela quinta vez consecutiva, Mika Hakkinen larga na pole-position da temporada 99 da Fórmula 1. O finlandês da McLaren fugiu do vento, escolheu a hora certa de ir para a pista e cravou 1min22s088 na sua melhor volta, quando faltavam oito minutos para o fim da sessao de classificaçao mais estranha do ano. Ele sai na frente neste domingo para as 65 voltas do GP da Espanha, quinta etapa do Mundial. A esquisitice do treino pode ser observada pelas posiçoes abaixo de Mika. Eddie Irvine, por exemplo, ficou em segundo e, pela primeira vez neste ano, larga à frente de Michael Schumacher, que terminou apenas em quarto. Entre os dois está o McLaren de David Coulthard. Em quinto e sexto no grid, duas surpresas: Jean Alesi, da Sauber, e Jacques Villeneuve, da BAR. Rubens Barrichello ficou em sétimo. Como na sexta-feira, pode-se buscar nas condiçoes climáticas de Barcelona algumas explicaçoes para o resultado final da classificaçao. Nos 60 minutos da sessao, a temperatura ambiente variou de 24 a 28 graus, e a do asfalto passou de 36 no início para 44 no final. O vento oscilou entre 7 e 11 km/h, sem direçao definida. Isso tudo tem importância na F-1 atual em circuitos rápidos, como o da Catalunha.

Assim, era fundamental escolher a hora certa de ir para a pista para marcar tempo. Foi o que fez Alesi, no começo da sessao, registrando sua melhor volta com apenas oito minutos de treino, quando o asfalto estava mais frio - uma condiçao melhor para os pneus macios escolhidos pelo francês da Sauber. A pole provisória de Alesi só caiu meia hora depois, quando Schumacher cravou 1min22s277, seu tempo final. Logo depois Coulthard superou o alemao. Mais alguns minutos e foi a vez de Irvine saltar para primeiro, sendo batido por Mika na seqüência.

Nos últimos instantes, todos voltaram à pista, mas o calor e o vento, de novo, fizeram com que ninguém mais melhorasse o bastante para derrubar a marca de Hakkinen. "Seria legal se a gente ganhasse pontos pela pole, me ajudaria muito", brincou o atual campeao do mundo. Ele atribuiu o resultado à melhora de seu carro conseguida por seus engenheiros, com a ajuda de Coulthard. "Por isso é bom ter um companheiro como o David, que estava muito mais rápido do que eu de manha e me ajudou a acertar o carro para a tarde." Houve muito equilíbrio na sessao, com os oito primeiros colocados na casa de 1min22s e os dez seguintes na casa de 1min23s. "Os tempos estao muito próximos. Por isso eu disse na quinta-feira que essa história de que Barcelona era um circuito para a McLaren nao era bem assim", falou Hakkinen.

A corrida deste domingo, nas palavras de Schumacher, será "estratégica". Ou seja: ultrapassagens, só nos pit stops. Quantos cada um vai fazer é um mistério. O alemao deve ter escolhido os pneus mais duros e resistentes, ao contrário de Irvine, que vai com os moles e pode fazer até três pit stops, dependendo do calor. Alesi e Villeneuve estao com os compostos macios também. Rubinho, com os duros, para fazer apenas duas paradas - a tática mais conservadora e que deve ser adotada pela maioria. O GP da Espanha começa às 9h (horário de Brasília).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;