Esportes Titulo
A rainha Hingis conquista o tri na Austrália
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 16:49
Compartilhar notícia


Na disputa pela coroa de rainha adolescente do tênis, a suíça Martina Hingis, de 18 anos, deixou claro que nao vai entregar seu trono facilmente. Diante da francesa Amelie Mauresmo, de 19 anos, chamada de "meio homem" pela força física fora do comum, Hingis conquistou o tricampeonato do Aberto da Austrália com uma vitória clara por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3 em 1h07 de jogo. Além de ser definida como a melhor jogadora da atualidade, embora esteja como vice-líder do ranking, recebeu um prêmio de US$ 500 mil e ameaça roubar, nas próximas competiçoes, a posiçao de número 1 do mundo, hoje ainda com a norte-americana Lindsay Davenport.

Em um jogo envolvido por um clima de provocaçoes, em que Amelie Mauresmo recebeu insinuaçoes nada agradáveis tanto de Hingis como de Davenport, a tenista francesa nao teve como vingar-se. Martina Hingis mostrou que seu talento e experiência foram decisivos. Jogou bem os pontos importantes, soube a hora certa de atacar e até surpreendeu com subidas à rede para definir os pontos.

O placar de 6/2 e 6/3 nao mostra a realidade do jogo. Foi uma final bem equilibrada e bonita, com momentos emocionantes. Amelie Mauresmo chegou a salvar seis match points, antes de colocar um voleio na rede, dando a vitória para Martina Hingis. Desculpas - Martina Hingis falou, numa entrevista em lingua alema, que Amelie Mauresmo era "meio homem". Depois desmentiu. Preferiu nao esticar o assunto. Lindsay Davenport também fez comentários pouco agradáveis, dizendo que a francesa jogava como um homem. As duas tenistas receberam um puxao de orelhas da WTA, a Associaçao de Tenis Feminino, e tiveram de pedir desculpas. Hingis, porém, mais uma vez nao deu o braço a torcer e falou para a imprensa que nao tinha motivos para pedir desculpas.

Insatisfeita com o clima dos últimos idas e das insinuaçoes, Amelie Mauresmo revelou que as duas tenistas apresentaram desculpas formais. Mas, nem assim, deixou de ficar aborrecida. "Fiquei decepcionada com o que aconteceu, acho que qualquer um ficaria", disse Mauresmo. "Mas nao quero mais comentar o assunto." Talvez por isso, depois de ter falado abertamente sobre sua vida particular, Amelie Mauresmo tenha buscado maior intimidade ao dirigir-se em francês o seu agradecimento aos mais íntimos, na cerimônia de entrega de prêmios. Enfatizou o apoio do técnico Christhophe Fourniere e da namorada Silvie Bourdon. E foi clara dizendo que o vice-campeonato nao a deixou decepcionada. "Acho que para uma primeira final, nao foi mal", afirmou. "Valeu a experiência e tenho certeza de que numa próxima vez será diferente." Amelie Mauresmo além de ter recebido um prêmio de US$ 300 mil irá subir para a 18.ª posiçao no ranking mundial, colocando-se pela primeira vez na carreira entre as 20 primeiras. Por isso, revelou que só quer levar boas recordaçoes do Aberto da Austrália de 1999.

Duplas masculinas - A Austrália nao ficou só olhando os estrangeiros ganharem prêmios. O principal ídolo da atualidade do tênis australiano, Patrick Rafter conquistou o título de duplas, ao lado do sueco Jonas Bjorkman. Numa final bastante equilibrada, rafter e Bjorkman venceram os indianos Lenades Paes e Mahesh Bhuparthi por 6/3, 4/6, 6/4, 7/6 (12/10) e 6/4, em 3h16 de jogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;