Política Titulo
Imprensa internacional destaca posse de Lula
Do Diário OnLine
Com AFP
02/01/2003 | 17:13
Compartilhar notícia


A imprensa internacional deu destaque a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A rede de TV britânica BBC transmitiu ao vivo a posse nesta quarta-feira, afirmando que o novo presidente é o "herói da classe trabalhadora". Já a americana CNN também mostrou imagens da posse e dá destaque ao primeiro dia de Lula na presidência do país.

A posse do primeiro presidente de esquerda eleito pelo povo no Brasil também foi destaque nos principais jornais do mundo. O Libération mancheta sua edição on-line com "Olé, ola, Lula!", afirmando que o presidente pretende reduzir as fortes desigualdades sociais do Brasil.

Já o Le Monde também dá destaque à festa de posse, afirmando que o novo presidente pretende melhorar a situação dos mais de 54 milhões de pessoas que vivem na pobreza. O espanhol El País diz que "Lula promete transformar o Brasil e erradicar a fome".

A imprensa italiana, no entanto, dedicou poucas manchetes e espaço limitado nesta quinta-feira à posse do novo presidente do Brasil. Com uma matéria intitulada "A festa de Lula e os operários do Rio", o principal jornal do país, Il Corriere della Sera, aborda literariamente a chegada ao poder pela primeira vez na América Latina de um trabalhador de esquerda.

O jornal La Repubblica dá apenas uma página interna, na qual se analisam os principais desafios que deverá enfrentar Lula: dívida, inflação, sem se deixar afetar "pelas amizades perigosas" com os presidentes cubano Fidel Castro e venezuelano Hugo Chávez, presentes na cerimônia.

Apenas o jornal independente de esquerda Il Manifesto, tradicionalmente atento aos temas latino-americanos, deu amplo espaço à cerimônia. A publicação narrou com detalhes o que chamou "o carnaval de Lula" com "o entusiasmo incontrolável do povo", e elogiando a trajetória "clara" daquele que definiu como "presidente da esperança".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;