Internacional Titulo
Descobertos rupestres mais antigos da Europa
Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 15:59
Compartilhar notícia


Alguns fragmentos de pinturas rupestres do período paleolítico, consideradas as mais antigas da Europa, foram descobertas em uma gruta do nordeste da Itália, perto de Verona, indicou esta quinta-feira o responsável do setor cultural da cidade.

Dois fragmentos de pedra com pinturas cor ocre feitas h 35.000 anos foram encontradas na gruta Fumane, localizada nos montes Lessini.

``Em uma das pedras está claramente representado um animal com quatro patas, provavelmente um felino', assegurou um dos arqueólogos encarregados das escavaçoes, o professor Alberto Broglio.

``Trata-se de uma descoberta excepcional porque acreditávamos que na Itália nao se podia achar pinturas tao antigas em sítios tao conhecidos, devido às péssimas condiçoes de conservaçao da zona', explicou o professor Luciano Salzani, da superintendência artística de Verona.

``Os dois fragmentos despregaram-se da abóboda da gruta, que foi habitada ocasionalmente desde a época do homem de Neandertal (h 100.000 anos) e ficaram protegidos da erosao por uma camada de material que os cobriu', precisou o especialista.

As escavaçoes foram feitas por paleontólogos de Verona e docentes da Universidade de Ferrara (norte) e de Milao (norte).

As pinturas de Fumane foram classificadas como as mais antigas do velho continente, mais do que as de Altamira (Espanha) e Lascaux (França), e serao apresentadas ao público em Verona no próximo dia 18 de outubro.

Na gruta também foram encontrados instrumentos para caça, objetos ornamentais e conchas decoradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;