Internacional Titulo
Paris terá o maior balao fixo do mundo
Do Diário do Grande ABC
31/03/1999 | 12:12
Compartilhar notícia


A pintura da decoraçao do "Fortis", balao fixo gigante que enfeitará os céus parisienses a partir de julho próximo, começou a ser realizada na Baviera, enquanto em Paris continuam, em um jardim próximo à Torre Eiffel, as obras do local em que será amarrado, informaram seus criadores.

Segundo Jérome Giacomoni e Mathieu Gobbi, engenheiros que em 1993 criaram a firma Aérophile, especialista em baloes fixos, o cronograma de trabalhos transcorre sem imprevistos. "Fortis", que segundo seus criadores será o maior balao fixo do mundo e uma das atraçoes da comemoraçao do ano 2000 em Paris, começará a ser inflado com gás hélio em meados de junho para ser inaugurado no dia 1º de julho. Durante 18 meses, o balao permanecerá em plena Paris e poderá levar em uma viagem de 150 metros de altura sobre a capital francesa (em alguns momentos poderá subir até 300 metros) a 30 adultos ou 60 crianças.

Os trabalhos de pintura da decoraçao, feitos em Augsburgo, na Baviera, começaram no último dia 29. A decoraçao escolhida, na qual predominam o amarelo ouro com um tema que evoca as crianças do mundo, será mostrada no dia 27 de abril.

Paralelamente, há uma semana se realizam trabalhos de preparaçao no jardim André Citroen, perto da Torre Eiffel e às margens do Sena, onde será amarrado o balao. Os criadores do "Fortis" explicam que o sistema é totalmente desmontável, o que permitirá que o parque recupere, em 2001, seu aspecto original.

Quarenta e oito vigas de aço serao enterradas debaixo do gramado do parque para formar uma coroa de 80 metros de diâmetro. Neste círculo, serao fixadas as amarras da rede que reterá o balao. Um cabo de aço de 22 milímetros de diâmetro e 300 metros de comprimento prenderá o "Fortis".

Em maio, será instalada no local uma estrutura de madeira de 70 metros quadrados, que servirá, ao mesmo tempo, de recepçao, caixa e sala de exposiçoes.7. A viagem custará 10 euros (pouco menos de 11 dólares) por adulto. Para grupos de crianças, haverá uma tarifa reduzida. A "viagem" levará dez minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;